Os produtos da Horta Pedagógica de Guimarães estão a ser distribuídos por 14 instituições do concelho e ainda nove agregados familiares ucranianos, anunciou a Câmara local.
Couve coração, penca branca, couve lombarda, couve roxa, alface, alho francês, abóbora e calondro são alguns dos produtos hortícolas plantados em dois talhões que estão a ser distribuídos pelas IPSS de Guimarães que possuem cantinas sociais, indicados pela Divisão da Ação Social.
Estão, também, a ser distribuídos pela comunidade ucraniana que foi acolhida no Lar de Calvos da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.
Em comunicado, o Município de Guimarães recorda que dispõe de dois talhões, com cerca de 500 m2 cada, na Horta Pedagógica e que se destinam à plantação e sementeira de produtos hortícolas.
“Todo o processo desde preparação de terreno, plantação/sementeira, acompanhamento da cultura e colheita é levado a cabo pelos dois funcionários afetos a este espaço”, pode ler-se.
Anualmente são feitas duas plantações/sementeiras (outono/inverno e primavera/verão) e depois da colheita os produtos são distribuídos pelas instituições sociais.