Seguir o O MINHO

Guimarães

Homem fica ferido após despiste de motociclo

em

Um despiste de um motociclo nesta quarta-feira à noite deixou um homem de 40 anos gravemente ferido em Mesão Frio, avança o Guimarães Digital. O acidente ocorreu na Avenida Rio de Janeiro.


Dois operacionais e uma ambulência dos Bombeiros Voluntários de Guimarães compareceram ao local depois do alerta, que aconteceu por volta das 21:30.

O condutor foi assistido no local e encaminhado ao Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Anúncio

Ave

Guimarães investe 2,4 milhões em centro escolar

Educação

em

Projeto do Centro Escolar de Moreira de Cónegos

A Câmara de Guimarães vai investir 2,4 milhões de euros na construção do Centro Escolar de Moreira de Cónegos, que resultará da requalificação e ampliação da EB1 de Vermis, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município acrescenta que a obra começa na quarta-feira e deverá estar concluída dentro de um ano.

O projeto contempla a reformulação do atual edifício, do Plano Centenário, que será dotado de salas de aulas com novas tecnologias.

Associado a este edifício, será criado a nascente um volume de expansão da escola do 1.º ciclo, com dois pisos.

O jardim-de-infância ficará a poente, enquanto do lado norte ficarão o polivalente, o refeitório e espaços anexos.

Continuar a ler

Ave

Guimarães permite esplanadas que poderão até ocupar lugares de estacionamento

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A Câmara de Guimarães vai permitir a expansão dos estabelecimentos de restauração e bebidas para o exterior, com instalação de esplanadas que poderão mesmo ocupar lugares de estacionamento, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município acrescenta que vai prolongar até ao final do ano a isenção de taxas de ocupação do espaço público.

O objetivo é minimizar o impacto da redução da lotação dos estabelecimentos, no âmbito das medidas de desconfinamento decorrentes da pandemia de covid-19.

Quanto ao espaço físico a utilizar para a instalação de esplanadas, está previsto o aumento das áreas permitidas até um máximo de 100% do espaço licenciado.

Haverá atribuição “pontual e excecional” de licenças para instalação de esplanadas a estabelecimentos de restauração e bebidas e/ou de empreendimentos turísticos que de momento não dispõem destes equipamentos.

Será ainda possível, em determinadas situações e mediante a aferição das condições de circulação e de segurança, a ocupação de lugares de estacionamento com estrados para esplanadas.

Na zona do Largo da Oliveira e da Praça de Santiago, pelo seu “caráter especial” no que respeita à proteção do património, ao número de esplanadas existentes bem como à necessidade de serem criadas medidas de segurança e de corredores de circulação, será fornecida uma planta a cada estabelecimento com área de extensão possível, que terá em conta uma distribuição equitativa dos espaços atribuídos.

Está definido, ainda, no âmbito dos benefícios fiscais, a isenção do pagamento das taxas no que se refere à ocupação de espaço público com toldos e esplanadas até ao próximo dia 31 de dezembro, prolongando-se a medida já aprovada que era até 30 de junho.

Estas propostas, que vão ser votadas na reunião de segunda-feira, visam apoiar os estabelecimentos de restauração e bebidas, de forma a poderem privilegiar a utilização de espaços destinados aos clientes em áreas exteriores, como as esplanadas.

Os interessados devem preencher o formulário que será disponibilizado no site do município de Guimarães.

Portugal contabiliza 1.175 mortos associados à covid-19 em 28.132 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Continuar a ler

Guimarães

Dois mil participantes no Convívio de Reis em Guimarães

Multiusos é o palco da iniciativa

em

Foto: DR

A Câmara Municipal de Guimarães, em colaboração com a Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e de Integração Social, realiza esta sexta-feira, 04 de janeiro de 2019, entre as 12h30 e as 17h00, a edição deste ano do Convívio de Reis, que terá lugar no Multiusos de Guimarães, com a participação aproximada de dois mil idosos.

Este evento, dirigido a todos os portadores do Cartão Municipal do Idoso, consiste num almoço partilhado, pautado por vários momentos de animação, que visa a promoção do convívio entre os idosos do concelho de Guimarães.

O Convívio de Reis contempla as atuações do Grupo Infantil do Centro Social de Brito, Os Arca Social, Luizão Sampaio e Marco Génio.

Para a realização desta iniciativa regista-se ainda as parcerias com a Tempo Livre, várias IPSS de apoio à Terceira Idade e Juntas de Freguesia.

Continuar a ler

Populares