Arquivo

Homem detido por matar lobos em Montalegre

Com recurso a armadilhas
Homem detido por matar lobos em montalegre
Foto: João Ferreira / Arquivo

Um homem de 65 anos foi detido, na passada sexta-feira, por suspeitas de ter morto lobos-ibéricos (Canis lupus signatus) com recurso a armadilhas, tendo-lhe sido instaurado um processo-crime de danos contra a natureza.

De acordo com um comunicado do Comando da GNR de Vila Real, a investigação decorria há um ano, com o homem a utilizar meios proibidos para caçar animais de espécie protegida.

Foi realizada uma operação do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais para cumprimento de dois mandados de busca, uma domiciliária e outra em veiculo, onde foram apreendidas uma caçadeira, 22 cartuchos, seis laços em cabo de aço, dois rolos de cabo de aço, uma armadilha em ferro com sistema de alavanca e uma lanterna.

Segundo o jornal Público, que falou com o porta-voz da GNR de Vila Real, Joni Ferreira, a motivação do homem para cometer o crime terá tido origem em ataques do lobo ao gado, algo que, diz a fonte da Guarda, acontece com frequência.

Recorde-se que a caça do lobo-ibérico é proibida em todo o país, por ser uma espécie protegida pelo Decreto-Lei n.º 54/2016 previsto na Lei de Protecção do Lobo Ibérico (Lei n.º 90/88, de 13 de agosto.

O homem foi constituído arguido e o inquérito prossegue no Tribunal de Montalegre.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Presidente da associação de municípios confia em marcelo para garantir “unidade nacional”

Presidente da Associação de Municípios confia em Marcelo para garantir “unidade nacional”

Próximo Artigo
Gestor de barcelos vence eleições da associação portuguesa dos administradores hospitalares

Gestor de Barcelos vence eleições da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares

Artigos Relacionados