Um homem de 34 anos foi abatido a tiro, na manhã desta segunda-feira, pela Polícia Nacional espanhola, na Corunha, Galiza.
O suspeito andaria com uma barra de ferro a vandalizar vários automóveis, tendo sido perseguido por vários populares devido aos danos que já tinha causado. Num dos carros que atingiu, o condutor estava no interior da viatura.
A Polícia Nacional foi chamada a intervir e, já numa zona industrial (A Agrela), um dos polícias tentou deter o homem com um ‘taser’. De perfil “corpulento”, nada parecia o fazer parar, de acordo com os dados avançados pelo jornal La Voz de Galicia.
Um dos polícias avançou de pistola, ameaçando-o para que parasse a investida. Só que, como o homem não parava, o polícia começou a andar para trás e acabou por cair no chão.
Já no chão, terá disparado vários tiros, alegadamente em legítima defesa. Testemunhas frisam que o agente atirou primeiro para as pernas, mas depois acabou por atingir mortalmente o homem.
O caso vai ser investigado internamente para avaliar a proporcionalidade da ação, mas fontes policias indicam que se tratou de um caso de legítima defesa.