Hoje há rusgas e David Carreira para ver no S. João de Braga

Noite mais longa do ano em Braga
Foto: São João de Braga

Este domingo fica marcado pelo Cortejo das Rusgas no São João de Braga, com a participação de mais de 20 grupos diferentes.

A manhã do décimo dia das sanjoaninas bracarenses começou às 08h00, com a atuação, na Praça da República, dos Grupos de Animação: Gigantones e Cabeçudos do São João de Braga, Equipa Espiral, Amigos da Borga e Zés Pereiras Sampaio de Antas. À mesma hora, no Largo de S. João do Souto, irá ocorrer a Entrada das Bandas Filarmónicas.

Às 09h00, na Rua de São João, terá início o Cortejo da Mordomia ou da Associação de Festas de São João de Braga, terminando na Praça Municipal. Uma hora depois, a Praça do Comércio receberá a “Rota dos Santos Populares”, a concentração e exposição de viaturas da bicavalaria do Minho. À mesma hora, na Praça Municipal, irá dar-se a Abertura Oficial das Festas de São João de Braga.

Às 12h00, a Praça da República acolherá a Rodopiada de Gigantones e Cabeçudos. Meia hora mais tarde, no mesmo local, será prestada a Homenagem ao Mestre Veiga, com a colocação da Coroa de Flores no Busto e atuação da Banda Musical de Cabreiros. 

Às 15h00, no Largo do Paço, haverá um Concerto de Bandas Filarmónicas com a participação da Banda Musical de Cabreiros e da Banda Musical de S. Cipriano-A-Nova. Meia hora depois, na Rua do Castelo, ocorrerá o Despique de Bombos. 

Às 17h00, no Centro da Cidade, será realizado um Concerto de Sinos, com o toque dos carrilhões das Igrejas de Santa Cruz, São Vicente, Sé Primaz e Bom Jesus a ecoarem pela cidade. Quinze minutos depois, no Largo do Paço, haverá um segundo Concerto de Bandas Filarmónicas, desta vez com a participação da Banda Musical de Carregosa e da Banda Musical de Vila Verde. Às 18h00, na Sé Primaz, será celebrada uma Eucaristia de Homenagem aos Membros Falecidos das Comissões e Associação de Festas de São João de Braga.

Às 22h00, com início no Campo das Hortas e fim no Largo de São João da Ponte, terá lugar o Cortejo das Rusgas, com a participação dos Arcos de Romaria; Grupo de Gigantones e Cabeçudos do São João de Braga; Amigos da Borga; Zés Pereiras Sampaio de Antas; Banda Musical de Vila Verde; Rusga de São Vicente; Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”; Grupo Folclórico Infantil e Juvenil do Carreiro; Grupo Folclórico da Universidade do Minho; Grupo Folclórico de Macada – Vimieiro; Rancho Folclórico S. João Baptista de Nogueira; Grupo Folclórico e Etnográfico de Palmeira; Ruga Joaquim Janeiro; Rusga de Merelim S. Paio; Grupo Folclórico S. Miguel de Gualtar; Rancho Folclórico Sta. Maria de Adaúfe; Grupo de Concertinas de Merelim S. Pedro; Rancho Folclórico Típico de Sta. Maria de Sequeira; Grupo Folclórico Danças e Cantares do Centro Cultural e Social de Sto. Adrião; Grupo Folclórico de Lamaçães; Rancho Folclórico de Este S. Mamede; Rusga de Merelim S. Pedro; Rusga dos Amigos das Concertinas de Palmeira; Banda Filarmónica de Cabreiros.

À mesma hora, no Largo do Paço, haverá um Concerto de Bandas Filarmónicas com a participação da Banda Musical de Carregosa e da Banda Musical de S. Cipriano-A-Nova. Às 23h00, no Parque da Ponte, teremos o último Concerto de Bandas Filarmónicas do dia, com a participação da Banda Musical de Cabreiros e da Banda Musical de Vila Verde. À 01h00, no Monte Picoto, será realizada a Grandiosa Sessão de Fogo de Artifício da Ponte. A celebração continua às 01h30, no palco da Avenida Central, com um Concerto de David Carreira.

O after desta noite de São João será no Pópulo, no “São João Pop’Ular”, com a animação dos DJ’s Carlos Azevedo, DJ Pette, Meninos do Rio e Biggie. Durante toda a noite, haverá diversos arraiais populares no centro da cidade, incluindo o Arraial “Praça da República” (com Café Vianna e Café Astória), Arraial “Rua de São João” (com Caldo Entornado e Setra Bar), Arraial “Rua D. Paio Mendes” (com Páteo da Sé, Dona Petisca, Estúdio 22, Mal Amado, Rossio, Sé la Vie), Arraial “Rua Gonçalo Sampaio” (com Oboé), Arraial Praça do Comércio (com “Mesa na Praça”) e Arraial Campo das Hortas (com “Bravos da Boa Luz”).

A programação completa das festividades pode ser consultada em https://www.saojoaobraga.pt/programa/todo-o-programa/.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Braga: Duas mulheres feridas após colisão no Nó de Infias

Próximo Artigo

Livre quer reunir com outros partidos de esquerda

Artigos Relacionados
x