“Hoje é um dia muito especial para Braga”. Loja IKEA já abriu

“Hoje é um dia muito especial para Braga, com a abertura de uma loja que é uma marca para a cidade e uma referência para a região e para o país”. As palavras são de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a cerimónia de abertura da loja IKEA em Braga, que se realizou esta quinta-feira, 17 de Março, e que contou com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

A nova loja IKEA, instalada no centro comercial Nova Arcada, é a quarta a nível nacional e a segunda do norte do País.

Em comunicado, o município de Braga sublinha que se trata de “um investimento estruturante para a região, com impacto muito significativo na economia local e na criação de emprego, representando um investimento de 25 milhões de euros e a criação de 250 novos postos de trabalho directos”.

Na ocasião, o autarca realçou o “apoio ao empreendedorismo” desenvolvido em Braga, mas também os “projectos marcantes a nível nacional” com a ligação do conhecimento académico ao tecido empresarial, sendo que este novo espaço vai “contribuir para uma maior atractividade da cidade e para complementar as muitas ofertas que Braga já dispõe”.

Ricardo Rio abre IKEA Braga

Segundo Ricardo Rio, a administração do IKEA reconheceu o papel “verdadeiramente exemplar de Braga” em todo o processo de instalação da nova loja na cidade, “não apenas pela celeridade”, mas também, pela “capacidade de articulação” entre todos os agentes.

“O nosso desígnio sempre foi o de retirar todas as pedras do caminho de maneira a que este projecto se pudesse concretizar”, referiu o edil.

Este é o primeiro espaço da marca fora dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto. O IKEA Portugal viu em Braga uma região de grande potencial para dar continuidade ao seu projecto de expansão e levar a sua missão de criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas, não só para os residentes deste concelho, mas também para todos da zona norte de Portugal.

Segundo António Machado, director de expansão da IKEA Portugal, esta nova loja “cumpre com o objectivo” da multinacional sueca, de estar “cada vez mais perto de mais famílias portuguesas, de uma forma inspiradora e acessível” para a maioria da população. “Esta loja passou pelo conceito de adaptação a um espaço comercial que já estava construído, no entanto, esse foi grande desafio para criarmos algo novo e surpreendente”, referiu o responsável, agradecendo o papel de Ricardo Rio em todo o processo que “sempre mostrou total empenho e disponibilidade para que este projecto fosse possível”.

A cerimónia de abertura contou com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que realçou a relação do grupo IKEA com Portugal.
Ministro da Economia na abertura do IKEA Braga

“Este é um modelo de negócio muito original e interessante, que representa uma inovação a vários níveis e um exemplo para as empresas nacionais”, referiu o governante.

Lembrando a história atribulada da nova superfície comercial, que “sofreu várias contrariedades”, Caldeira Cabral referiu que este projecto que agora renasce “demonstra a confiança dos agentes económicos na cidade de Braga, nos seus consumidores, mas também uma confiança no País”, deixando uma palavra de elogio à população bracarense e dos concelhos limítrofes “que têm dado muito dinamismo à região, afirmando Braga como um pólo de comércio e de exportação a nível nacional”.

Esta nova loja vai também contribuir para atrair visitantes, não só das várias regiões de Portugal, como também de zonas estratégicas de Espanha como a Galiza ou Vigo, impulsionando, assim, a economia local e regional. Todo o modelo da loja, com mais 22 mil metros quadrados, distribuídos por dois pisos, foi desenhado tendo em conta as características da Região norte e moldado para ir ao encontro do mercado local e às necessidades dos residentes bracarenses.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x