Seguir o O MINHO

Braga

Hoje é o dia da Universidade Católica Portuguesa

Pólo de Braga tem cerca de mil alunos

em

Foto: DR

Celebra-se, hoje, o Dia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), como vem sendo habitual todos os anos. O Arcebispo Primaz preside, na Catedral, às 11:30 horas, à Missa comemorativa deste dia.

A Arquidiocese de Braga, onde se situa um dos Centros Regionais da UCP, é chamada a participar na reflexão sobre a sua Universidade, envolvendo as comunidades, para que sintam cada vez mais a UCP como uma iniciativa de todos e não apenas daqueles que nela trabalham e estudam.

Em Braga, onde nasceu, a UCP ministra formação superior, ao nível de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-graduações, a cerca de mil alunos, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e na Faculdade de Teologia. Essa formação abrange áreas diversificadas e estratégicas, sobretudo para a região do Minho, como sejam: Turismo, Comunicação, Psicologia, Serviço Social, TIC, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas, Português, Património.

“Evidentemente que formação teológica ocupa um lugar de destaque, pelo que significa para a dinamização pastoral das comunidades cristãs. Os cursos de Teologia e de Ciências Religiosas são os únicos que não existem em mais nenhuma universidade portuguesa”, dizem os responsáveis.

“Isso sobrecarrega as famílias dos alunos, pois o Estado não apoia financeiramente este estudo, ao contrário do que acontece em grande parte dos países europeus. Para não encarecer demasiado as propinas dos alunos, solicita-se a colaboração das comunidades cristãs”.

Nesse sentido, fica determinado que as colectas das celebrações litúrgicas desse domingo se destinarão exclusivamente a apoiar financeiramente o funcionamento do Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia.

Populares