Hoje é feriado na Galiza (e milhares de galegos vieram ao Minho comer bacalhau e movimentar a economia)

Turismo
Foto: La Voz de Galicia

“Milhares de galegos colapsam a fronteira para desfrutar da jornada festiva em Portugal”. É este o título do artigo do jornal espanhol La Voz de Galicia que dá conta de uma verdadeira invasão galega à ponte internacional de Valença/Tui, levando a filas de mais de cinco quilómetros para entrar em território português. O motivo? Hoje é feriado em Espanha, e em Valença há bom polvo, bom bacalhau e, claro, os tradicionais artigos têxtil que ‘muy encantan’ os nossos vizinhos a Norte.

Aquele jornal diz mesmo que também é um dia de celebração em Portugal, não porque comemoremos o “Dia de la Hispanidad”, como acontece hoje do lado de lá da fronteira, mas sim porque milhares de turistas vão deixar dinheiro no Minho.

Escreve o La Voz de Galicia que este dia é um dos de maior trabalho para o setor turístico e comercial em Valença, cujos comerciantes admitem que são os galegos a reconhecer o verdadeiro gosto do bacalhau valenciano.

Foto: CM Valença
Foto: CM Valença

Aos galegos, compensa passar a fronteira, mas o aumento do trânsito a partir de Tui notava-se já desde as primeiras horas da manhã, sobretudo na principal ponte que une ambos os países. As filas, relata o jornal, avançam lentamente ao longo de cinco quilómetros.

A realização, hoje, da feira semanal de Valença, ao qual acresce um dia de sol que puxa as pessoas para a rua, sobretudo num feriado, são outros dos motivos para a ‘enchente’, de acordo com uma nota publicada já esta tarde pela Câmara de Valença, onde é destacada a romaria de galegos.

Foto: CM Valença
Foto: CM Valença

“Os fluxos de visitantes e turistas, dos últimos dias, já registavam números significativos graças ao facto de muitos espanhóis aproveitaram o feriado para umas mini-ferias, uma expectativa de tendência que se mantém até ao fim de semana”, disse José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara.

Foto: CM Valença
Foto: CM Valença
Foto: CM Valença

Este ano, o Dia da Hispanidad celebra os 530 da chegada de Cristóvão Colombo à América, a 12 de outubro de 1492.

Também neste dia, a cidade de Tui comemora a ‘Festividad Virgen Del Pilar’ e José Manuel Carpinteira, no âmbito desta celebração, participou na Missa Solene que se realizou na Catedral de Tui, e na ‘Homenaje a los Caidos’, que decorreu na Plaza de San Fernando.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x