Hoje é dia de passarinhas e sardões em Guimarães

Tradição pela Santa Luzia
Hoje é dia de passarinhas e sardões em guimarães

Este domingo festeja-se Santa Luzia. A padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão, tem um Guimarães um templo bem no centro da Cidade. A capela de Santa Luzia, na Rua Francisco Agra. Mais que apenas uma festa católica, ou um arraial minhoto, esta festa é um ritual de acasalamento pouco vulgar.

A romaria de Santa Luzia tem lugar, em cada 13 de dezembro, junto da pequena capela que é dedicada à padroeira dos males dos olhos, construída cerca do ano de 1600, no mesmo lugar da rua que acabou por ficar com o nome. Segundo o blog Memórias de Araduca, ali ficava, antigamente, uma gafaria (recolhimento de leprosos) para mulheres. 

A origem desta romaria, promovida anualmente pela Colegiada da Oliveira, perdeu-se na memória dos séculos. Apesar de a capela se encontrar normalmente fechada, a devoção a Santa Luzia, em Guimarães, não se circunscreve ao dia da romaria. Ao longo do ano, ao passar na rua com o mesmo nome, veem-se as velas a arder em cumprimento de promessas.

Hoje é dia de passarinhas e sardões em guimarães
Foto: DR

A festa de Santa Luzia de Guimarães é única por nela se praticar um invulgar ritual de acasalamento.

No arraial, em volta da capela, são vendidas as passarinhas e os sardões: doces moldados de massa de centeio ou trigo, revestidos com uma cobertura de açúcar, embrulhados em papel colorido e atados com laçarotes. Estas doces apresentam-se com o formato do órgão sexual feminino (as passarinhas) e com a forma do falo masculino (os sardões).

Hoje é dia de passarinhas e sardões em guimarães
Foto: Vice Portugal

Os jovens rapazes oferecem à rapariga de quem gostam o seu sardão e esperam receber de volta a passarinha da moça, num sinal de amor retribuído e comprometimento futuro.

Neste dia, também se oferecem os segredos: caixinhas de cartão contendo, numa cama de algodão em rama, um sardão, uma passarinha e um coração em miniatura. O coração guarda um “segredo”, ou seja, uma dedicatória em forma de verso, com que os rapazes presenteiam as raparigas de quem gostam. 

Embora mais frequentes na  romaria de Santa Luzia, a troca destes presentes de cariz erótico, não é exclusiva desta festa, uma vez que também surge no arraial da Senhora da Conceição, que tem lugar no dia 8 de Dezembro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Trânsito reaberto na en 101 em arcos de valdevez após despiste que causou ferido grave

Trânsito reaberto na EN 101 em Arcos de Valdevez após despiste que causou ferido grave

Próximo Artigo
Vueling compromete-se a devolver dinheiro a passageiros afetados

Vueling compromete-se a devolver dinheiro a passageiros afetados

Artigos Relacionados