Hoje à noite pode cair “neve molhada” entre Ponte da Barca e Monção

Estado do tempo
Imagem ilustrativa

Boas notícias para os amantes da neve, ainda que molhada. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há uma possibilidade de queda de neve no extremo norte português nesta terça-feira à noite, acompanhada de aguaceiros fracos previstos nas regiões montanhosas, especialmente acima de 600/800 metros de altitude.

De acordo com o modelo ECMWF, para esta noite é esperada a queda de “neve molhada” entre as regiões de Ponte da Barca e Monção, das 21:00 às 23:00 horas, seguida de aguaceiros fracos que se dissiparão durante a madrugada.

A temperatura vai variar no Minho com mínimas entre 0ºC em Celorico de Basto e Arcos de Valdevez e 5º nas praias do litoral. As máximas vão estar entre 13 e 15 graus, o que significa que estará mais frio durante a tarde de hoje comparativamente aos últimos dias.

O vento também será um fator a ter em conta, podendo rodar temporariamente para norte no litoral durante a tarde e soprar por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.

Além disso, há a possibilidade de formação de geada, especialmente nas regiões do interior, e uma pequena descida da temperatura máxima.

O que é a neve molhada?

A neve molhada é formada quando a temperatura da superfície está ligeiramente acima do ponto de congelamento, o que faz com que alguma da neve já chegue derretida ao solo, formando uma mistura pegajosa com a água.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a neve molhada é comum nas regiões mais costeiras, como é o caso do Minho, por existir a presença de ar húmido, tese também defendida pela Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET), com esta a defender ainda que este fenómeno ocorre quando a “humidade relativa do ar é alta e a temperatura está entre 0°C e -5°C”.

A neve molhada pode ser problemática para as estradas, pois a mistura pegajosa pode tornar a superfície escorregadia e difícil de ser removida.

Além disso, a neve molhada também pode danificar árvores e linhas elétricas, por ser mais pesada do que apenas neve ou apenas chuva, provocando cortes de energia.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

A coruja-das-torres precisa de nós. Se viu alguma, participe no primeiro censo nacional

Próximo Artigo

Incêndio deflagra em apartamento em Fafe

Artigos Relacionados
x