Domingos Abrantes, histórico dirigente do PCP, vai participar em várias sessões evocativas da fuga da prisão de Caxias, em 1961, da qual foi protagonista, nos concelhos de Guimarães, Braga e Esposende, ao longo do mês de março.
A primeira dessas sessões acontece já no próximo sábado, pelas 15:00, na Associação Artística Vimaranense.
As restantes datas não foram, ainda, divulgadas.
Em comunicado, o PCP recorda que a fuga da prisão de Caxias foi um ato extraordinário preparado meticulosamente. Em plena luz do dia, oito militantes comunistas romperam a forte segurança policial e escaparam-se da prisão num Chrysler blindado oferecido ao ditador Salazar por Hitler.
“Num contexto em que se aproxima o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, estas sessões serão momentos importantes para partilhar com pessoas de todas as gerações um ato heróico na resistência ao fascismo no nosso país e de luta pela liberdade, mas também para realçar a importância da defesa da Democracia e dos Valores de Abril na actualidade”, conclui o partido.
Domingos Abrantes foi deputado na Assembleia da República em várias legislaturas e membro do Conselho de Estado entre 2016 e 2022.