O superintendente Henriques de Almeida já não comanda a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga, deixando a PSP ao fim de 41 anos de carreira, grande parte no Comando Distrital de Braga, mas igualmente no Comando Metropolitano do Porto.
Fernando José Gomes Madeira Henriques Almeida, que ingressou em 1989 no Comando Distrital de Braga da PSP, esteve ligado aos maiores eventos de massas, não só em Braga, como ao longo dos últimos anos na Área Metropolitana do Porto, tendo chegado também a comandar, interinamente, ainda o Comando Metropolitano da PSP do Porto.
O superintendente Henriques de Almeida, a liderar o Comando Distrital de Braga da PSP, desde 15 de janeiro de 2021, foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública de Grau Ouro, atribuída já pela cessante ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, aguardando-se pela nomeação de um novo comandante distrital da PSP de Braga.
A recente saída do superintendente Henriques de Almeida ocorre num período em que também no distrito de Braga houve um aumento da criminalidade violenta. O MINHO sabe que o próximo comandante virá de fora do Comando Distrital de Braga.