Helicópteros a sobrevoar Viana? É a Força Aérea a testar heliporto do hospital

Manobras chamaram a atenção dos moradores
Helicópteros a sobrevoar viana? É a força aérea a testar heliporto do hospital

A Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou, na última semana, testes operacionais no heliporto da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) com com duas aeronves – AW119 Koala e UH-60 Black Hawk.

Na sexta-feira, os movimentos de helicópteros nos céus da cidade chamaram a atenção de muitos moradores, que desconheciam o motivo.

O UH-60 Black Hawk, destinado principalmente ao combate a incêndios, tem capacidade para transportar até 12 passageiros ou 3.600 kg em carga suspensa.

Vídeo: Redes sociais

Além disso, pode ser usado em várias outras missões, conforme explica a Câmara de Viana, numa publicação nas redes sociais. Atualmente, a FAP conta com quatro unidades deste modelo.

Já o AW119 Koala transporta sete pessoas, além do piloto, e está preparado para missões de vigilância, reconhecimento, busca e salvamento e evacuações sanitárias. O seu peso máximo à descolagem é de 2,85 toneladas. A FAP opera sete unidades deste helicóptero em território nacional.

A segurança das operações no heliporto foram asseguradas pelos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, no âmbito do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a ULSAM.

“Esta colaboração reforça a prontidão e a capacidade de resposta em situações de emergência na região do Alto Minho”, refere a Câmara.

Face ao impasse do processo de contratação pública, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tem sido a Força Aérea Portuguesa (FAP) a assegurar o transporte de doentes, como sucedeu já esta madrugada de domingo para segunda-feira em Braga.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Tribunal constitucional invalida eleições internas do chega em viana do castelo

Tribunal Constitucional invalida eleições internas do Chega em Viana do Castelo

Próximo Artigo
Bombeiros de ponte de lima de luto pela morte de operacional: "abalou-nos a todos"

Bombeiros de Ponte de Lima de luto pela morte de operacional: "Abalou-nos a todos"

Artigos Relacionados