Um helicóptero da Força Aérea Portuguesa transportou esta noite uma pessoa doente, de Braga para Coimbra, após ter sido conduzida logo de ambulância desde a unidade hospitalar bracarense para o Aeródromo Municipal de Braga, em Palmeira.
A operação, que decorreu de forma célere e sigilosa, por se tratar de pessoa doente, acabou, no que diz respeito a Braga, cerca das 23:45 quando o helicóptero AW101 (Merlin), da AgustaWestland, descolou para os Hospitais Universitários de Coimbra.
O processo de aterragem e descolagem teve a supervisão do Batalhão de Sapadores Bombeiros de Braga, a nível de segurança, conforme está protocolado, sempre que uma aeronave opera em Braga, isto é, tem de aterrar e descolar no concelho de Braga.
Face ao impasse do processo de contratação pública, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tem sido a Força Aérea Portuguesa (FAP) a assegurar o transporte de doentes, como sucedeu já esta madrugada de domingo para segunda-feira.
O Heliporto do Hospital Central de Braga é dos poucos homologados para receber aeronaves de asa rotativa (helicópteros), só que aqueles habitualmente a operar exclusivamente em serviço de transporte de doentes, como são os contratados pelo INEM.
A Câmara Municipal de Braga investiu recentemente cerca de 400 mil euros para dotar o Aeródromo de Braga com uma placa de estacionamento para dois helicópteros simultaneamente e numa segunda fase para uma aeronave de asa fixa.