Helicóptero da Força Aérea transporta doente de Braga para Coimbra

Desde o aeródromo de Palmeira
Helicóptero da força aérea transporta doente de braga para coimbra
Imagem: Joaquim Gomes / O MINHO

Um helicóptero da Força Aérea Portuguesa transportou esta noite uma pessoa doente, de Braga para Coimbra, após ter sido conduzida logo de ambulância desde a unidade hospitalar bracarense para o Aeródromo Municipal de Braga, em Palmeira.

A operação, que decorreu de forma célere e sigilosa, por se tratar de pessoa doente, acabou, no que diz respeito a Braga, cerca das 23:45 quando o helicóptero AW101 (Merlin), da AgustaWestland, descolou para os Hospitais Universitários de Coimbra.

Vídeo: Joaquim Gomes / O MINHO

O processo de aterragem e descolagem teve a supervisão do Batalhão de Sapadores Bombeiros de Braga, a nível de segurança, conforme está protocolado, sempre que uma aeronave opera em Braga, isto é, tem de aterrar e descolar no concelho de Braga.  

Face ao impasse do processo de contratação pública, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tem sido a Força Aérea Portuguesa (FAP) a assegurar o transporte de doentes, como sucedeu já esta madrugada de domingo para segunda-feira.

O Heliporto do Hospital Central de Braga é dos poucos homologados para receber aeronaves de asa rotativa (helicópteros), só que aqueles habitualmente a operar exclusivamente em serviço de transporte de doentes, como são os contratados pelo INEM.

A Câmara Municipal de Braga investiu recentemente cerca de 400 mil euros para dotar o Aeródromo de Braga com uma placa de estacionamento para dois helicópteros simultaneamente e numa segunda fase para uma aeronave de asa fixa.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Catarina martins apresentou candidatura de joana neiva à câmara de barcelos

Catarina Martins apresentou candidatura de Joana Neiva à Câmara de Barcelos

Próximo Artigo
Calor de volta ao minho. Máximas vão subir mais de 10 graus

Calor de volta ao Minho. Máximas vão subir mais de 10 graus

Artigos Relacionados