Hélder e Liliana deram nova vida a palacete em ruínas na Póvoa de Varzim: “Um tesouro histórico”

Durante quatro anos, os fins de semana da família eram passados “no meio das obras”
Hélder e liliana deram nova vida a palacete em ruínas na póvoa de varzim: "um tesouro histórico"
Foto: DR

Durante quatro anos, os fins de semana de Liliana Ferreira e Hélder Campos foram passados no meio das obras, mas o processo valeu a pena. O casal transformou “um sonho em realidade” ao restaurar um palacete em ruínas na Póvoa de Varzim que agora é um espaço de “eventos exclusivos”.

Liliana Ferreira, decoradora de casamentos, conta a O MINHO que sentiu “à primeira vista” que o palacete lhe “pedia” para ser seu, considerando-o mesmo “um verdadeiro tesouro histórico na Póvoa de Varzim”.

“Apesar do desafio e do investimento que a reabilitação exigia, avançámos juntos, movidos pela paixão e pelo respeito por este espaço repleto de história”, salienta a empreendedora.

Hélder e liliana deram nova vida a palacete em ruínas na póvoa de varzim: "um tesouro histórico"
Hélder e Liliana. Foto: DR

Durante as obras, o casal descobriu “documentos valiosos que revelaram a alma do Palacete, graças ao apoio fundamental do Museu da Póvoa de Varzim e da Biblioteca Municipal”, que os ajudaram a reconstruir a cronologia do edifício, agora chamado Palacete A Familiar.

Origem remonta ao século XIX

Fundado por ordem da rainha D. Amélia após o naufrágio de 1892, foi um ponto vital de apoio aos pescadores e suas famílias, oferecendo funerais dignos numa época em que isso era privilégio da burguesia. Além disso, foi um centro cultural, palco dos ensaios das rusgas de S. Pedro e da Banda Musical da Póvoa de Varzim.

“O edifício encontrava-se muito degradado — muito mais do que imaginávamos — mas desistir nunca foi opção. Durante quatro anos, vivemos praticamente para o Palacete. Foram anos intensos, em que os fins de semana deixaram de significar descanso e passaram a ser sinónimo de pó, entulho e muito trabalho de mãos dadas. Muita coisa foi feita por nós (tivemos de aprender), e até os nossos dois filhos cresceram a saber que os sábados e domingos eram passados ali, no meio das obras, entre martelos e baldes de tinta”, recorda Liliana Ferreira.

A decoradora de casamento nota que “não foi fácil, mas cada esforço tinha um sentido maior: preservar a alma deste lugar”.

“Conseguimos manter elementos únicos, como a escadaria original e o vitral centenário — ambos classificados como património —, além de algumas vigas de madeira, sempre com o maior cuidado e amor pela sua história. Hoje, olhamos para trás e percebemos que não se tratou apenas de restaurar um edifício, mas de dar vida a um sonho e provar que dedicação e paixão podem transformar até as paredes mais gastas em algo eterno”, acrescenta.

“Hoje, o Palacete A Familiar é o nosso espaço, onde passado e presente se fundem para criar eventos exclusivos, cheios de alma e com zero preocupações”, considera a decoradora de casamentos.

O espaço acolhe, desde eventos familiares, como casamentos, batizados, comunhões, bodas e aniversários, até eventos corporativos, incluindo lançamentos de marcas, ‘meetings’ ou eventos culturais, como exposições, desfiles de moda e ‘workshops’.

“Procuramos sempre oferecer eventos de luxo que prezam pela singularidade, exclusividade e detalhes sofisticados, contando com serviços completos de catering, animação, decoração e muito mais, para que cada momento seja vivido com total tranquilidade e emoção”, conclui Liliana.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Professora da uminho é a candidata do ps/pan à assembleia municipal de braga

Professora da UMinho é a candidata do PS/PAN à Assembleia Municipal de Braga

Próximo Artigo
Juiz manda para a cadeia assaltante de farmácia em fafe

Juiz manda para a cadeia assaltante de farmácia em Fafe

Artigos Relacionados