HC Braga quer tornar-se o oitavo vencedor luso da Taça Europa

Hóquei em patins
Hc braga quer tornar-se o oitavo vencedor luso da taça europa

O HC Braga procura tornar-se o oitavo emblema português a conquistar a Taça Europa de hóquei em patins, a antiga Taça CERS, na ‘final four’ a disputar na cidade espanhola de Lleida, no sábado e no domingo.

Os minhotos vão tentar suceder ao tricampeão Óquei de Barcelos aos bicampeões FC Porto, Benfica e Sporting e aos campeões Sesimbra, Oliveirense e Paço de Arcos, que ganharam 12 títulos para Portugal, numa prova arrebatada nas últimas quatro edições por espanhóis, a derradeira pelo Calafell.

Nas meias-finais, o HC Braga defronta os anfitriões do Lleida, do português Nuno Paiva, que somaram três títulos entre 2017/18 e 2020/21 – a prova não se realizou em 2019/20 devido à pandemia da covid-19 -, procurando manter-se na corrida a um título que foge ao hóquei luso desde o terceiro cetro do Óquei, em 2016/17.

A outra vaga na final da Taça Europa vai sair do embate entre os espanhóis do Voltregà, vencedores em 2001/02, e os estreantes franceses do Coutras, que abrem as meias-finais, no Pavilhão 11 de setembro, em Lleida.

Os comandados de Tó Neves ocupam o oitavo lugar do campeonato nacional – o último de acesso aos play-offs pelo título.

O HC Braga foi o único emblema luso na presente edição da prova, qualificando-se diretamente para os oitavos de final, fase em que eliminou os espanhóis do PAS Alcoi, por duplo 3-2, superando, nos ‘quartos’, os catalães do Igualada, ao perder fora 4-2 e vencer, de forma sofrida, em casa, por 6-3, após prolongamento.

O emblema bracarense marca presença pela terceira vez na ‘final four’ da Taça Europa, depois de em 2010/11 ter sido afastado pelos espanhóis do Vilanova nas meias-finais e em 2011/12 perder a final com os italianos do Bassano, nos penáltis (3-1, após 2-2).

Além de HC Braga, também já estiveram em finais, sem contarem qualquer título, o Gulpilhares, em 1996/97, e o Candelária, em 2006/07. O Paços de Arcos também perdeu duas, tal como o Óquei de Barcelos, e o FC Porto uma.

As meias-finais realizam-se no sábado, com o Coutras a defrontar o Voltregà, a partir das 16:00 locais (15:00 em Lisboa), e o HC Braga a medir forças com o anfitrião Lleida, às 19:00 (18:00). A final é no domingo, a partir das 12:30 (11:30).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Investigadora da uminho premiada pela maior associação mundial de investigação em educação

Investigadora da UMinho premiada pela maior associação mundial de investigação em educação

Próximo Artigo
Treinador do hc braga atribui favoritismo ao anfitrião lleida

Treinador do HC Braga atribui favoritismo ao anfitrião Lleida

Artigos Relacionados