Seguir o O MINHO

Braga

Halo solar impressiona nos céus de Braga

Fenómeno ótico

em

Foto: Vasco Gil

Um halo solar pôde ser visto, ao final da tarde desta quarta-feira, nos céus de Braga. O fenómeno ótico, pouco comum, chamou a atenção de muitos bracarenses.

Um leitor enviou a O MINHO uma imagem do halo solar captada cerca das 19:15 em Lamaçães, referindo que outras pessoas também se mostraram impressionadas com o efeito de arco-íris em volta do sol.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o halo é um fenómeno ótico com forma de anel ou em arco, provocado pela refração da luz, por cristais de gelo em suspensão na atmosfera.

Foto: Vasco Gil

Constituído por um anel luminoso centrado no Sol ou na Lua (nesse caso é um halo lunar), é causado pela presença de nuvens do tipo Cirrostratus e é devido ao ângulo de incidência da radiação solar ou a luz da Lua com a camada de Cirrostratus. Há ângulos de incidência que não provocam o fenómeno.

De acordo com a literatura dos Observatórios, os halos mais comuns formam-se com um ângulo de 22º.

Foto: Vasco Gil

O Halo Solar acontece quando os raios do Sol ao encontrarem os minúsculos cristais de gelo existente nas nuvens do tipo Cirrus e Cirrostratos (nuvens finas de espessura e localizadas a grandes altitudes até 12 quilómetros) refratam a sua luz segundo o mesmo ângulo, dando origem a um anel. Visível de dia.

Populares