Arquivo

Há uma “mega chuva de estrelas” para ver em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês

No dia 22 de abril
Há uma "mega chuva de estrelas" para ver em pleno parque nacional da peneda-gerês
Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO / Arquivo

A ARDAL – Parque de Observação de Estrelas da Porta do Mezio, em parceria com a Borealis, vai promover, no dia 22 de abril, uma observação da chuva de estrelas Líridas, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

“De olhos postos em Lira, vamos procurar estrelas cadentes provenientes desta constelação e cuja origem dos meteoros é  o cometa C/1861 G1 (Thatcher). A caminho do Baloiço do Mezio termos uma viagem surpreendente de conhecimento e descoberta para desvendar os mistérios das noites estreladas e de olhos postos no céu muitas serão as surpresas dos céus escuros”, refere comunicado da autarquia de Arcos de Valdevez.

O evento é pensado para desfrutar “entre família e amigos”. “Para além das estrelas cadentes vamos aprender o nome das estrelas e constelações sempre rodeados pela magia da noite e da montanha”, propõe a organização.

O ponto de encontro é na Porta do Mezio, às 20:30, estando o início previsto para as 21:00.

As inscrições podem ser feitas até ao dia anterior.

Como O MINHO noticiou, uma “mega chuva de estrelas” vai ocorrer durante cerca de duas semanas. Entre os dias 14 e 30 de abril, as Líridas vão estar visíveis, e dependendo das condições atmosféricas, meteoros “de grande dimensão, brilhantes e com rastos luminosos” vão ter destaque nos céus.

Em média, vai ser possível observar 18 meteoros por hora, que vão viajar a 49 quilómetros por segundo.

Entre os dias referidos vai ser sempre possível ver os meteoros. No entanto, o pico de atividade está prevista para a madrugada do dia 22 para o dia 23, com o máximo esperado para as 5:11.

Para uma melhor observação, o ideal será uma noite limpa, sem nuvens, e longe da poluição luminosa, para além de um local elevado e sem obstáculos no campo de visão.

As Líridas são conhecidas desde os tempos antigos, com os primeiros registos conhecidos feitos pelos chineses em 687 a.C..

Este ano as Líridas poderão ser vistas com mais facilidades por causa de uma delgada fase crescente da Lua, que resulta num céu pouco iluminado, propício para uma mulher observação das estrelas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Arrombam porta lateral para assaltar igreja em fafe

Arrombam porta lateral para assaltar igreja em Fafe

Próximo Artigo
Ministério do ensino superior diz que irá penalizar crimes de abuso na academia

Ministério do Ensino Superior diz que irá penalizar crimes de abuso na academia

Artigos Relacionados