A Ecovia Cávado-Homem conta com 3,5 quilómetros de percurso junto ao rio Cávado, em Vila Verde, e é um destino de referência para aproveitar os dias soalheiros da primavera.
De acordo com as previsões do IPMA, o bom tempo vai ter de esperar. Está prevista chuva para o distrito de Braga até quarta-feira e, para sábado, já foi emitido aviso amarelo devido a aguaceiros fortes entre a meia-noite e as 18:00.
Inaugurado em 2023, este troço liga o Faial, na Vila de Prado, ao Porto Carreiro, em Soutelo e os utilizadores são brindados com a “natureza em estado puro”, como refere a Câmara, numa publicação nas redes sociais, esta sexta-feira.
“Este novo segmento convida-o a explorar paisagens deslumbrantes, onde os rios Cávado e Homem revelam a sua essência mais serena e encantadora”, sublinha a Câmara.


















































O percurso permite caminhar, correr ou pedalar nas margens destes dois rios, rodeado por zonas ribeirinhas de “grande valor ecológico, áreas de lazer e espaços verdes que tornam este percurso um verdadeiro tesouro natural”.
A ecovia do Cávado-Homem desenvolve-se ao longo dos concelhos de Vila Verde, de Esposende, de Barcelos, de Amares, de Terras de Bouro e de Braga.
A ecovia do Rio Cávado vai ter 55 quilómetros e a do Rio Homem 20 quilómetros, sendo que o objetivo será ligar a Ecovia Litoral Norte, em Esposende, ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O troço mais recente foi inaugurado, em março deste ano, em Barcelos, numa extensão de dois quilómetros. A obra teve um custo de 1,2 milhões, sendo financiada pelo FEDER no valor de 827 mil euros.