Há um novo radar a ser testado na A3 (e é este o sinal indicativo)

Velocidade
Foto: DR / Arquivo

Após algum tempo de atraso, novos radares de velocidade média estão a ser implementados em Portugal para testes. Um deles estará localizado na autoestrada A3, que liga Porto a Valença, no distrito do Porto, informou a Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária. Os locais exatos vão ser anunciados em breve através de um portal online disponível para todos os condutores.

Este radar não mede a velocidade instantânea, mas sim numa distância entre dois pontos que pode ser de vários quilómetros, mas “esta distância é variável de acordo com as condições do trecho da via”, disse a ANSR citada pelo Expresso, confirmando ainda que embora já haja radares instalados, estes não vão gerar contraordenações porque se encontram apenas em fase de testes.

O novo sistema vem acompanhado com um sinal vertical que já está em Diário da República desde 2002, mas só agora começa a ser implementado nas estradas nacionais.

Segundo a autoridade rodoviária, ainda não é certo que estes radares possam entrar em funcionamento nos locais onde estão a ser instalados, daí ser referido que se tratam de experiências, devidamente marcadas com o novo sinal H42, embora a ANSR refira que o mesmo é apenas informativo e que “o condutor deve respeitar sempre os limites máximos de velocidade fixados por sinalização para a via onde circula, bem como os limites de velocidade especialmente estabelecidos para o condutor e para o veículo”.

Estes radares indicativos estão a ser instalados na A3, no Porto, mas também em Beja (IC1), Coimbra: (A1 e EN109), Évora (A6 e IP2), Lisboa (EN10, EN6-7 e IC19), Santarém (A1) e Setúbal (EN10, EN378, EN4 e IC1).

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Submarino português "Arpão" cruza pela 1.ª vez linha do Equador

Próximo Artigo

Resgatado cadáver de turista francês que caiu em cascata no Gerês

Artigos Relacionados
x