Há um novo projeto para a ecovia do rio Ave, desde Vieira do Minho até Vila do Conde

Passando por Póvoa de Lanhoso, Guimarães e Famalicão.
Há um novo projeto para a ecovia do rio ave, desde vieira do minho até vila do conde

O Governo recebeu esta quinta-feira um projeto de resolução com vista à criação de uma Ecovia do Ave – uma via pedestre e ciclável que ligue a nascente até à foz do rio -, foi hoje anunciado.

A ecovia, proposta pelo Grupo Parlamentar do PAN, ligará a nascente, localizada na Serra da Cabreira, em Vieira do Minho, até à foz, em Vila do Conde, distrito do Porto, passando pelos concelhos de Póvoa de Lanhoso, Guimarães, Famalicão, assim como Trofa e Santo Tirso, também no distrito do Porto.

Esta nova ecovia pretende aproximar as pessoas do rio, ajudar à monitorização de focos de poluição e melhorar a mobilidade entre concelhos, assim como ajudar as economias locais, considera o partido Pessoas Animais e Natureza, e pretende ser “uma resposta alternativa e mais respeitadora do meio ambiente”, “valorizar a paisagem, dinamizar as economias locais e potenciar benefícios sociais e ambientais para a região”.

O PAN entende também que a criação desta ecovia “com o envolvimento das populações pode potenciar e promover uma efetiva e eficaz monitorização do rio Ave, detetando precocemente e até prevenindo eventuais focos de poluição”.

Para gerir a ecovia, é proposta a criação de uma comissão permanente que envolva os municípios abrangidos pelo rio Ave e seus afluentes, mas também especialistas, associações, movimentos ambientalistas e sociedade civil, de forma a atualizar objetivos e monitorizar o trabalho conjunto a ser desenvolvido para a despoluição e revitalização da bacia hidrográfica.

“São já várias as iniciativas que instam as entidades locais a promover uma maior aproximação e envolvimento da comunidade dos vários municípios, associações e movimentos naquilo que se considera essencial para uma melhor qualidade de vida das populações locais e na preservação e recuperação, quer dos rios, quer das suas margens”, afirma o partido.

O PAN considera ainda qu este projeto “vem dar resposta aos anseios dos vários movimentos associativos, que têm sido fundamentais nesta matéria e que têm alertado para a necessidade de uma maior aproximação das pessoas ao rio”.

“Sem dúvida que será através deste contacto próximo com a natureza que se promoverá uma sensibilização para a proteção do meio ambiente, aliado ao incentivo à prática de exercício físico, sendo assim de enorme relevância para a saúde e bem-estar das populações” refere Bebiana Cunha, líder parlamentar do PAN, citada em comunicado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cerca de 500 trabalhadores de call center em braga conseguem aumento de 135 euros

Cerca de 500 trabalhadores de call center em Braga conseguem aumento de 135 euros

Próximo Artigo
Presidente dos bombeiros de arcos de valdevez candidato à liga dos bombeiros portugueses

Presidente dos Bombeiros de Arcos de Valdevez candidato à Liga dos Bombeiros Portugueses

Artigos Relacionados