Há novidades sobre a “Floresta Encantada” à porta da Peneda-Gerês

Já foi revelado o novo local
Foto: Floresta Encantada / Arquivo

Já foi revelada a nova localização da “Floresta Encantada”, que se tem realizado na zona de Travanca, freguesia de Cabana Maior, em Arcos de Valdevez. Este ano, a iniciativa vai ter lugar na Porta do Mezio, uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Recorde-se que, como O MINHO tinha noticiado, a iniciativa esteve em risco de não se realizar devido ao excesso de visitantes.

Entretanto, o presidente da Junta de Cabana Maior, Joaquim Campos, tinha revelado que a “Floresta Encantada” iria realizar-se mas num local diferente, próximo do atual e maior.

Hoje, a Câmara Municipal anunciou que o local será a Porta do Mezio, prometendo “um cenário deslumbrante, repleto de luzes, animação e momentos inesquecíveis para toda a família”.

“De 01 de dezembro a 12 de janeiro, o evento vai iluminar a floresta, terá um trilho encantado e a aldeia natal da Porta do Mezio com um espetáculo de luzes que irá encantar quem passar por lá. Além da deslumbrante decoração natalícia, os visitantes poderão desfrutar de diversas atrações, como o Mercado de Natal, onde produtos típicos, artesanato e iguarias sazonais estarão à disposição de quem quiser levar uma recordação ou uma prenda de Arcos de Valdevez para casa e para quem mais gosta”, refere a autarquia em comunicado.

Segundo Joaquim Campos, o espaço da iniciativa vai quadruplicar, passando de um hectare para quatro.

A “Floresta Encantada” terá também um percurso maior, de 1.200 metros de comprimento, sendo que será feita uma grande aposta nas atividades para crianças.

A “Floresta Encantada” abrirá no dia 01 de dezembro e encerrará no dia 12 de janeiro.

Estará aberta entre as 15:00 e a meia-noite.

Iniciativa tem sido um sucesso

Recorde-se que a iniciativa consiste em iluminações de Natal espalhadas na zona florestal da Travanca.

Em 2021, na primeira vez que a floresta da Travanca se iluminou, a Junta de Freguesia de Cabana Maior explicou que a iniciativa surgia numa “fase de recuperação de toda esta área florestal Travanca/Mezio, com reflorestação de mais 50.000 árvores”.

Em 2022, foi inaugurado um trilho de 400 metros para ser feito a pé, “para aproveitar a experiência”, numa caminhada que demora cerca de 40 minutos.

Já no ano passado, em fim de semana prolongado, como O MINHO deu conta, o local recebeu uma “avalanche de pessoas”, ficando o acesso “incontrolável”.

“As filas estenderam-se por vários quilómetros e obrigaram a retirar alguns carros mal estacionados nas bermas da estrada”, referia a Junta de Freguesia.

De acordo com a organização, no ano passado visitaram a “Floresta Encantada” cerca de 72 mil pessoas, enquanto as estimativas para este ano são de 100 mil.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x