A freguesia de Oleiros, em Ponte da Barca, vai inaugurar no dia 22 de fevereiro, às 14:00, os Trilhos de Oleiros. São dois novos percursos pedestres que “prometem revelar a riqueza histórica e natural da região”, revelou hoje a junta de freguesia.
A cerimónia decorrerá no Largo de Santo Adrião, em Oleiros, ponto de partida e chegada dos trilhos, e será seguida de uma caminhada inaugural aberta a toda a comunidade.
Os visitantes poderão explorar o PR8 PTB – Trilho de Santo Adrião e o PR7 PTB – Trilho Românico de Oleiros, pensados para proporcionar uma experiência única entre património e natureza.
Os trilhos foram desenvolvidos pela Junta de Freguesia de Oleiros e representam um “passo importante na valorização do património local e na dinamização do turismo sustentável na região”.
Ambos os percursos foram homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, são circulares e de dificuldade fácil, convidando todos, desde caminhantes experientes a famílias, a descobrir a riqueza histórica e natural da freguesia.
O PR8 PTB – Trilho de Santo Adrião, com 5,38 km de extensão, leva os visitantes a “percorrer um trajeto repleto de referências culturais e arquitetónicas, incluindo casas e fontes centenárias, monumentos históricos e culturais, além de paisagens naturais deslumbrantes”.
Por outro lado, o PR7 PTB – Trilho Românico de Oleiros, com cerca de 8 km, explora a “herança medieval da região, passando por pontes de origem medieval e antigos centros de produção que marcaram o desenvolvimento da localidade”.
Como refere a autarquia, ao longo de ambos os trilhos, os caminhantes poderão “contemplar uma biodiversidade rica, com fauna e flora típicas da região”.
Segundo Nuno Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Oleiros, esta iniciativa pretende atrair mais visitantes e dar a conhecer a freguesia de uma nova perspectiva.
“A Junta de Freguesia de Oleiros criou dois trilhos pedestres na freguesia, que vão certamente atrair mais visitantes e dar a conhecer outra parte da nossa localidade. Um dos trilhos percorre a zona norte da freguesia e outro na zona mais a sul, sendo que ambos irão funcionar de forma circular e terão início e fim no Largo de Santo Adrião e no Largo Senhor da Paz. Esta iniciativa representa um investimento na ordem dos 36 mil euros e financiada a 80% ao abrigo de uma candidatura à Medida 10.2.1.6. ADRIL/LEADER PDR 2020 “Renovação de Aldeias”, explica Nuno Pereira, em comunicado enviado a O MINHO.
Além da caminhada inaugural, a Junta de Freguesia prevê organizar caminhadas guiadas a partir de março, permitindo aos visitantes “aprofundar os seus conhecimentos sobre a história local e o património preservado”.