Há dois parques verdes em Guimarães entre os melhores do mundo

Green Flag Awards
Foto: CM Guimarães

Há dois jardins no Minho vencedores do prestigiado prémio “Green Flag Awards” e estão os dois em Guimarães: O Monte Latito e o Parque da Cidade.

O Monte Latito e o espaço verde que engloba o Castelo de Guimarães, a Igreja de S. Miguel do Castelo e o Paço dos Duques de Bragança.

Foto: DR / Arquivo

Já o Parque da Cidade, localizado nas freguesias da Costa e Mesão Frio, compreende uma área equivalente a 30 hectares, “onde se privilegia a manutenção das estruturas constituídas por pedra e vegetação preexistente, aproveitando o seu estado de desenvolvimento e o seu caráter referencial”, pode ler-se no ‘site’ da Câmara de Guimarães.

Foto: CM Guimarães / Arquivo

O espaço contempla ainda uma área destinada às crianças, situada numa das principais artérias do parque.

O anúncio dos prémios foi feito na passada semana, no evento organizado pela ONG Keep Britain Tidy, onde são premiados os espaços verdes que cumprem elevados padrões de gestão, incluindo limpeza, segurança, manutenção, conservação da biodiversidade e envolvimento comunitário, a nível mundial.

Além dos dois espaços vimaranenses, a organização do prémio distinguiu ainda quatro jardins no concelho do Porto e dois em Ermesinde, sendo que só foram premiados oito espaços verdes em Portugal.

Segundo a Câmara do Porto, a mais premiada no país, “atualmente, a Green Flag já está hasteada em mais de 2.400 parques e jardins em 18 países em todo o mundo”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados