Seguir o O MINHO

Desporto

Há dois andebolistas do Minho nos ‘heróis’ de Portugal (e um deles marcou o golo decisivo)

Andebol

em

André Gomes, natural de Braga, e Rui Silva, natural de Guimarães, fazem parte do plantel que hoje apurou Portugal para os Jogos Olímpicos de Tóquio, na modalidade de andebol.

Rui Silva foi o grande herói da partida ao marcar um golo nos últimos segundos, depois de um roubo de bola ainda perto da defensiva lusitana.

O atleta formado no Francisco de Holanda correu depois quase todo o recinto até à área adversária e fez o tento que coloca os ‘Heróis do Mar’ no maior evento desportivo a nível de países no mundo.

O internacional português publicou uma foto nas redes sociais, depois do jogo, onde mostra uma tatuagem cheia de simbolismo.

“Correste comigo, remataste comigo e marcaste golo comigo. Agora vamos a Tóquio e juntos continuaremos a fazer história! Hoje e sempre será por ti”, escreveu a acompanhar a publicação.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Rui Silva (@ruiisilva14)

Refere-se a Alfredo Quintana, que morreu a 26 de fevereiro, aos 32 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.

Também André Gomes, luso-brasileiro nascido em Braga, foi peça preponderante para este apuramento da seleção. O lateral do FC Porto (ex-ABC) marcou cinco golos nesta final.

André Gomes também esteve em destaque nesta partida. Foto: AFP

Nota ainda para dois outros jogadores que, embora não nascidos em terras minhotas, cresceram e viveram em Braga: Fábio Magalhães e Diogo Branquinho.

Depois de vencer, nos últimos segundos, a França por 29-28, a ‘armada’ lusa ‘carimbou’ o passaporte para a capital japonesa, elevando para 54 o número de atletas apurados, uma vez que serão convocados 14 andebolistas para representar Portugal na prova.

O apuramento, conseguido no torneio de qualificação, garante ainda a presença numa modalidade coletiva em Tóquio2020, a única que ainda podia conseguir esta qualificação, lograda após vencer a Tunísia (34-27) no primeiro jogo e perder ante a Croácia (25-24) no sábado.

O andebol português vai estrear-se em Jogos Olímpicos.

Populares