A taxa de ocupação hoteleira em Esposende, nesta época de passagem de ano, “está próxima dos 100%”, revelou hoje a autarquia.
Em comunicado, a Câmara destaca “a crescente procura” de Esposende, “principalmente por turistas estrangeiros, como destino preferencial nesta altura do ano”.
“O alargamento da oferta turística que se tem verificado no concelho tem contribuído de forma decisiva para esbater a sazonalidade, registando-se um aumento de 12% do número de hóspedes ao longo de todo o ano”, refere o comunicado.
De acordo com a mesma fonte, o turista nacional continua a liderar a procura de Esposende, atingindo uma ocupação de 40% do seu total.
De entre os turistas estrangeiros, os espanhóis continuam a liderar este segmento com cerca de 30% de ocupação.
Contudo, a autarquia assinala que há um crescimento da procura em mercados emergentes, como o francês, que está próximo de atingir os 20% do total da procura turística de estrangeiros. Já o mercado alemão, atualmente, ronda os 10%.
“Estes números refletem o crescente reconhecimento do concelho como um destino turístico atrativo, mesmo fora da tradicional época alta. Esta evidência permite-nos afirmar que este crescimento da procura turística, nesta época do ano, tem na sua gênese, não só a beleza natural, patrimonial e cultural do nosso concelho como assenta também numa oferta diversificada de todo um conjunto de eventos colocados à disposição da população, uma gastronomia diferenciada e a hospitalidade que tão bem caracteriza as nossas gentes e a nossa região”, considera a Câmara.
Segundo a autarquia, “a chegada de visitantes, nesta época, tem gerado um impacto económico positivo na economia local que vai além da hotelaria e que tem beneficiado setores como a restauração, o comércio e os serviços locais”.
“Tudo isto tem permitido uma maior estabilidade à hotelaria local e aos negócios que lhe estão associados, favorecendo a manutenção dos níveis de atividade e emprego ao longo de todo o ano”, conclui o comunicado.