Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Há 60 propostas para o cartaz da Romaria d’Agonia em Viana

Vencedor será divulgado no dia 26 de maio

em

Foto: DR / Arquivo

Quase 40 autores de Portugal, de França e do Brasil, com um total de 60 diferentes propostas, candidataram-se ao concurso público para a escolha do 110.º cartaz oficial ilustrado da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2022, foi hoje anunciado. O vencedor será divulgado no dia 26 de maio.

“Aumentou o número de autores a concorrer e as propostas apresentadas, face a 2021, o que nos deixa satisfeitos, por ver o interesse que este modelo continua a despertar. E numa festa que volta, dois anos depois, a ser presencial, o cartaz escolhido pelo júri representa uma feliz surpresa”, adianta o presidente da Comissão de Festas, António Cruz, citado em comunicado enviado a O MINHO.

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em Viana do Castelo de 17 a 21 de agosto, com o programa completo ao vivo, após dois anos de restrições devido à pandemia de covid19.

“Para uma festa tão importante como será a de 2022, uma festa a valer por três, o cartaz tinha de ser especial também. E será uma grande surpresa”, afirma António Cruz, projetando a apresentação da proposta vencedora, que terá lugar na próxima quintafeira, 26 de maio, às 18:30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo e com transmissão em direto nas redes sociais da Romaria.

Para a edição de 2022, e como acontece desde 2010, o cartaz voltou a ser escolhido através de concurso público, que decorreu de 21 de fevereiro a 22 de abril, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da VianaFestas e da Comissão de Festas.

Sendo de tema livre, os critérios de avaliação das propostas de cartaz – até duas por concorrente – pelo júri do concurso, conforme prevê o regulamento, consistiram na eficácia da mensagem, no cumprimento das regras do bem trajar e ourar em caso de recurso a um traje, a originalidade e criatividade, e as qualidades técnica e estéticas.

Ao cartaz, original, caberá mais uma vez a função de divulgar a Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia a nível nacional e internacional.

A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783 a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal.

Populares