Seguir o O MINHO

Futebol

Há 59 adeptos impedidos de entrar nos estádios de Braga, Guimarães e Famalicão

…E não é por causa do Coronavírus

em

Foto: DR

Há 59 adeptos de futebol proibidos de entrar nos estádios de Braga, Guimarães e Famalicão. A 50 deles – disse fonte do Comando Distrital da PSP a O MINHO -, está-lhes vedada a entrada no estádio municipal de Braga. Nove podem ver, de fora, o D. Afonso Henriques, mas a entrada pelos portões está-lhes vedada. E um no “Municipal de Famalicão”.

Da primeira Liga, só Barcelos está imune a este vírus de violência… E não é por causa do Covid-19. Foi pelo mau comportamento, com agressões ou arremesso de objetos ou tochas, que a Autoridade para a Prevenção e a Violência no Desporto, e os tribunais, decidiram proibir estes adeptos de irem a jogos de futebol, e mesmo a qualquer recinto desportivo, independentemente da modalidade nele praticada.

E, se não cumprirem esta imposição legal, serão alvo de um processo-crime por desobediência…

PSP controla

O comportamento dos adeptos, com especial enfoque no das claques, é monitorizado pela PSP, com dois agentes destacados para operar as câmaras de vídeo existentes em cada um dos estádios.

Ao que O MINHO soube, para o próximo dia 22, domingo, estava programada a presença de quatro magistrados do DIAP- Departamento de Investigação e Ação Penal da comarca de Braga, no jogo entre o SC Braga e o Vitória SC.

Que, como é sabido, não se vai realizar devido à suspensão do campeonato nacional. O objetivo era de monitorizar o comportamento dos aficionados de ambos os clubes, e a atuação das claques. Uma presença judicial que se efetivará quando a prova for reatada…

De resto, é sabido que, para além de agressões e insultos fora ou à entrada para as bancadas, as claques das duas cidades minhotas gritam, com centenas de gargantas mas a uma só voz, insultos como os de «Guimarães é merda!» (e vice-versa») e, ainda, «Filhos da p…!». Comportamento também ele suscetível de vir a ser punido no quadro da Autoridade para a Prevenção da Violência no Desporto»!

Populares