Seguir o O MINHO

Braga

Há 55 “sem-abrigo” em Braga, 50 dos quais apoiados pela Cruz Vermelha

em

Foto: DR

Há 55 cidadãos sem-abrigo em Braga. Dos quais, cerca de 50 têm apoio do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) da Cruz Vermelha Portuguesa local. Os restantes, cinco ou seis, são ajudados nas ruas da cidade, porque são pessoas que não querem deslocar-se ao Centro.

O presidente do organismo, Armando Osório disse a O MINHO que a instituição promove dia 25 um jantar de Natal para todos.

O CAT promove a qualidade de vida do utente sem-abrigo facultando acolhimento temporário pelo período de seis meses e tentando sensibilizá-lo para a construção e prossecução de um projeto de vida.

Armando Osório. Foto: Divulgação

Visa, ainda, “auxiliar no processo de reinserção social; proporcionar actividades de ocupação e/ou formação; promover a articulação entre serviços e instituições no trabalho junto da população Sem-Abrigo.

Além de lhes proporcionar alojamento temporário, garante a satisfação das suas necessidades básicas de sobrevivência, e faz o encaminhamento ao nível da saúde e social, bem como a articulação com a família e o acompanhamento psicológico.

O CAT apoia, também, outros cidadãos, cerca de 40, com necessidades de habitação e de outros apoios, através do sistema de residências partilhadas.

Populares