Seguir o O MINHO

Região

Há 5 escolas que inflacionam as notas dos alunos

em

Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, um dos melhores do país no 3.º ciclo. Foto: Wikipedia

Cinco escolas da região do Minho, três no distrito de Braga e duas no distrito de Viana do Castelo, inflacionam, sistematicamente, as notas dos seus alunos, segundo dados do Ministério da Educação analisados pela agência Lusa – que apresenta, para o país, uma lista com um total de 16 escolas.

No Baixo Minho, o Colégio D. Diogo de Sousa e o Externato Carvalho Araújo, em Braga, e a Escola Secundária de Fafe, são as três escolas incluídas na lista divulgada pela agência.

No Alto Minho, o Colégio do Minho, em Viana do Castelo, e a Escola Secundária de Monção são as duas escolas visadas.

Desde 2012 que estas escolas secundárias dão sempre notas mais altas do que seria esperado, segundo dados do Ministério.

O Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, que ocupa o 5.º lugar do ranking geral com maior sucesso nos exames nacionais, deu notas 2,8 valores acima da média do exame.

No caso das escolas públicas, a Escola Secundária de Fafe e a Escola Secundária de Monção são apontadas como sendo mesmo as duas que mais inflacionam as notas dos alunos, em todo o país.

Nos últimos anos, as suspeitas de inflação de notas levaram a que fossem levantados inquéritos por parte da Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Todas as escolas em causa foram objeto de recomendações e tiveram várias intervenções de acompanhamento, por parte da IGEC, segundo informações do Ministério.

O mesmo levantamento mostra que existe em Portugal um outro grupo de 21 escolas que, desde 2012, têm vindo a dar sistematicamente notas abaixo do expectável. Nenhuma delas é no Minho.

Lista das 16 escolas que inflacionam as notas

Nome da Escola / Concelho

Colégio das Terras de Santa Maria / Santa Maria da Feira

Colégio “D. Diogo de Sousa” / Braga

Externato “Carvalho Araújo” / Braga

Escola Secundária de Fafe / Fafe

Externato “Camões” / Gondomar

Externato Liceal “Paulo VI” / Gondomar

Colégio Novo da Maia / Maia

Colégio D. Duarte / Porto

Colégio “Luso Francês” / Porto

Colégio “Nossa Senhora do Rosário” / Porto

Externato “Ribadouro” / Porto

Colégio da Trofa / Trofa

Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares / Vila Nova de Gaia

Escola Secundária de Monção / Monção

Colégio do Minho / Viana do Castelo

Colégio de Lamego / Lamego

 

De todas as escolas do país, o caso mais gritante passa-se no Colégio de Lamego, onde a diferença entre as duas notas foi de 5,44 valores numa escala de zero a 20: a média nos exames do ano passado foi de 10,29 valores e a média interna foi de 15,73.

Populares