Há 40 anos, a neve caiu durante vários dias no Minho

Grande nevão de 1983

Se o mês de fevereiro está a ser mais seco e ameno do que o habitual em todo o país, o mesmo não aconteceu em 1983, quando várias cidades foram afetadas, ao longo de vários dias, por uma onda de frio que trouxe neve desde o Alto Minho quase até Lisboa.

Neve em Celorico de Basto, em fevereiro de 1983. Foto: DR

Os primeiros a “levarem” com a neve foram algumas das grandes vilas e cidades, como é o caso de Ponte de Lima ou de Coimbra, logo a 11 e 12 de fevereiro. Com o passar dos dias, outras ‘terras’, como Barcelos, também foram afetadas. As temperaturas chegaram a atingir os 15 graus negativos, e várias estradas foram cortadas.

Em Guimarães, também caiu neve no centro da cidade, como recordam as fotografias partilhadas nas redes sociais.

Foto: SilentVoices.sapo
Foto: SilentVoices.sapo<
Foto: Delfina Natália
Foto: Delfina Natália

Um dos locais atingidos foi Celorico de Basto, já no dia 15, como conta a associação Ara Gontini. Foi no próprio dia de Carnaval que a neve cobriu os montes e lameiros de São Bartolomeu do Rego, revelando-se um fenómeno que se estendeu para o resto do país.

Conta aquela associação, dedicada à divulgação da história e património de São Bartolomeu do Rego, que “das vilas de Celorico de Basto e Fafe chegavam noticias de um nevão como não havia memória. Depois, as rádios e televisões transmitiam os testemunhos da queda de neve que se estendeu a praticamente todo o território de Portugal Continental”.

Neve em Coimbra (1983). Foto: João Pinho
Neve em Tomar (1983). Foto: DR

Em Paredes de Coura, Castanheira foi um dos locais mais afetados, como recorda Flávio Rodrigues, no grupo de Facebook “Paredes de Coura – Terra Amada”.

Neve em Castanheira, Paredes de Coura. Foto: Flávio Rodrigues
Neve em Castanheira, Paredes de Coura. Foto: Vítor Rodrigues

O Arquivo Municipal de Ponte de Lima também já deu conta de um registo efetuado pelo arquiteto Carlos Carvalho Dias.

Em Barcelos, o momento foi registado, desta feita em vídeo, que pode recordar no YouTube.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x