Há 15 candidaturas na luta por 19 deputados em Braga

Legislativas 2025
Hugo Soares (AD), José Luís Carneiro (PS), Filipe Melo (Chega), Rui Rocha (IL), Francisco Louçã (BE), Sandra Cardoso (CDU), Jorge Araújo (Livre), José Peixoto (Nova Direita), João Horta (JPP), Gonçalo Bandeira (ADN), Tiago Teixeira (PAN), Miguel Amador (Volt). Fotos: DR e Lusa

Quinze partidos e coligações estão confirmados na corrida às Legislativas pelo círculo de Braga, com AD (Hugo Soares), PS (José Luís Carneiro), Chega (Filipe Melo) e Iniciativa Liberal (Rui Rocha) a repetirem os cabeças-de-lista de 2024.

Aquelas foram as quatro forças que nas Legislativas de 2024 repartiram os 19 deputados em disputa no círculo de Braga.

A AD conquistou oito mandatos, o PS seis, o Chega quatro e a Iniciativa Liberal um.

O Bloco de Esquerda, por sua vez, vai apostar em Francisco Louçã, um dos fundadores do partido, para tentar voltar a eleger por Braga.

A CDU tem como cabeça-de-lista a professora Sandra Cardoso, o Livre apresenta o engenheiro ambiental Jorge Araújo, o PPM candidata a jurista Sandra Alemão e a Nova Direita avança com o empresário José Joaquim Peixoto.

Há ainda as candidaturas do Ergue-te (Tiago Rodrigues, operário de montagem de calçado), Juntos pelo Povo (João Horta, professor), ADN (Gonçalo Bandeira, professor), RIR (António Fagundes, comerciante), PAN (Tiago Teixeira, assistente de operações) e Volt (Miguel Amador Rosa, empresário).

O PCTP/MRPP também apresentou candidatura, que foi rejeitada pelo juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Braga, João Paulo Pereira, por ter entrado “fora de horas” e por não poder ser considerada propriamente uma lista, face à insuficiência de elementos e de dados dos candidatos.

Fonte oficial do PCTP/MRPP disse à Lusa que já foi interposto recurso para o Tribunal Constitucional, considerando o partido que a lista entrou foi apresentada a tempo e que há um prazo de 48 horas para completar os dados dos candidatos.

Com 14 concelhos e uma população que, segundo os Censos de 2021, ascendia a 846.515 habitantes, o distrito de Braga elege 19 deputados, sendo o terceiro maior “contribuinte” para as cadeiras da Assembleia República, a par de Setúbal e só atrás de Lisboa (48) e Porto (40).

Para as Legislativas deste ano, estão inscritos 782.401 eleitores, mais 2.238 em relação às de 2024.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados