Guimarães será o palco das primeiras Jornadas Nacionais de Bombeiros, entre 23 e 25 de maio.
Em comunicado, a corporação da ‘casa’ refere que o evento conta com um vasto programa que inclui exposições, concertos, desfiles, momentos de homenagem e atividades educativas para crianças e jovens.
As primeiras Jornadas Nacionais de Bombeiros são fruto de uma parceria entre a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) e Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de “valorizar a missão dos bombeiros” e aproximá-los mais da população.
Neste âmbito, Guimarães será a “capital nacional” dos bombeiros, esperando a presença de “largas centenas de bombeiros e visitantes oriundos de todo o país”, conforme disse o presidente da direção dos Bombeiros de Guimarães, João Pedro Castro, na sessão de apresentação do evento, acrescentando que a cidade-berço “está preparada para receber eventos de escala nacional e internacional”.
O evento empresta outra dimensão à tradicional comemoração do Dia Nacional do Bombeiro, pretendendo “enaltecer o papel imprescindível dos bombeiros na sociedade, com um conjunto mais elaborado de ações”, resumiu António Nunes, presidente da LBP.
O dirigente acrescentou a Liga organiza ainda, anualmente, a entrega de condecorações e prémios de mérito a bombeiros, empresas e comunidades, que decorrerá agora durante a sessão solene das Jornadas Nacionais de Bombeiros, que terá lugar no Largo do Toural, dia 24 de maio, contado com a presença de representantes nacionais das forças de segurança, proteção civil e outras entidades governamentais.
A abertura oficial das Jornadas Nacionais de Bombeiros terá lugar no dia 23, pelas 15:00, no Largo do Toural, com uma caminhada pelos espaços públicos e comércio tradicional, o acendimento de uma pira e a inauguração de uma grande exposição de fotografias e adereços, aberta à comunidade, em colaboração com os Paços dos Duques de Bragança, que vai estar patente em vários espaços públicos da cidade. Às 21:30, no Largo da Oliveira, realizam-se os concertos promovidos pela Banda de Música dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso e pela Academia de Música José Atalaya.
O dia 24 de maio terá início, pelas 10:00, com um conjunto de atividades direcionadas aos jovens, sob a designação de “Bombeiros vão ao Castelo”, no Campo de S. Mamede. O evento contará com simulador de fogo, aulas de suporte básico de vida, slide e demonstrações de equipamentos, em parceria com os Escuteiros de Guimarães.
À mesma hora, no Salão Nobre dos BVG, decorre o Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses. Às 15h00, nos Claustros do Convento de Santa Clara, será inaugurada uma exposição de miniaturas de bombeiros, fruto do trabalho de colecionadores de todo o país.
Pelas 16:30, inicia-se o desfile motorizado na Alameda Alfredo Pimenta, terminando junto à Escola João de Meira, após passagem pelo Largo do Toural, onde estará localizada a tribuna.
“Estamos a falar de centenas de bombeiros, com a apresentação das mais diversas valências e viaturas”, destacou João Pedro Castro.
A sessão solene terá lugar às 17:15, no Largo do Toural. O dia encerrará com a Festa das Jornadas, às 22:00, no Café-Concerto do Centro Cultural Vila Flor.
No dia 25, domingo, realiza-se a missa em memória dos bombeiros falecidos, celebrada pelo bispo auxiliar de Braga, Delfim Gomes, na Igreja de São Francisco.
“No domingo vamos relembrar que temos 250 bombeiros falecidos em serviço desde 1980”, contabilizou António Nunes, salientando que os bombeiros são a força de segurança com mais registos de mortes no desempenho da sua nobre missão de proteger e salvar.
“É com orgulho que Guimarães inaugura e se associa a este importante momento de reconhecimento e celebração dos Bombeiros Portugueses”, sublinhou a vereadora Sofia Ferreira, responsável pela Proteção Civil da Câmara de Guimarães.