A Câmara de Guimarães vai restaurar o Padrão de D. João I, no âmbito de um protocolo assinado com a Fundação Batalha de Aljubarrota e o Património Cultural, I.P., foi hoje anunciado.
Em comunicado enviado a O MINHO, a autarquia refere que o projeto prevê a recuperação do monumento, também conhecido como “padrão de São Lázaro”, por se situar ao lado da capela de São Lázaro, a elaboração de uma réplica para integrar o acervo da fundação e envolve um investimento de 30 mil euros, repartido entre as três entidades.
O acordo foi oficializado esta sexta-feira, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara, Domingos Bragança, e de membros do Governo, incluindo os ministros da Cultura e da Defesa.
Segundo Domingos Bragança, citado na mesma nota, trata-se de um “compromisso importante para a preservação da memória identitária e simbólica de Guimarães e de Portugal”.
Na mesma ocasião, foi ainda celebrado um protocolo mais amplo com o Património Cultural, I.P., para conservação e valorização do património classificado do concelho.
Já a ministra da Cultura anunciou um reforço de financiamento de 300 mil euros anuais para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, totalizando 800 mil euros de apoio estatal por ano.