Guimarães: Unidade que custou 2,5 milhões parada desde 2018 deverá arrancar em março de 2023

Saúde
Guimarães: unidade que custou 2,5 milhões parada desde 2018 deverá arrancar em março de 2023

A Unidade de Hemodinâmica do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, um investimento de 2,5 milhões de euros, oferecido por particulares e empresas, está pronta desde 2018 mas nunca funcionou porque não faz parte da rede de referenciação do SNS. Agora, deverá abrir em 01 de março de 2023, de acordo com o diretor executivo do SNS.

António Lourenço, diretor do serviço de cardiologia do Hospital de Guimarães já veio defender que a unidade só ainda não funciona “por falta de vontade política”. O médico reconheceu que os tramites burocráticos podem não ter sido seguidos, mas lembrou que se trata de “salvar vidas”.

O assunto volta a ter atualidade depois de o deputado vimaranense do PSD, André Coelho Lima, aproveitar a vacatura no ministério da Saúde, após a saída de Marta Temido, para questionar diretamente António Costa sobre a matéria. Marta Temido, em sede de discussão do Orçamento de Estado para 2022, tinha prometido que o serviço começaria a funcionar até ao verão.

Na resposta, o primeiro-ministro afirmou que a Unidade entraria em funcionamento “no mais curto espaço de tempo possível, no limite durante o próximo mês de novembro”, algo que não aconteceu.

Esta terça-feira, a administração do Hospital de Guimarães esteve reunida no Porto com Fernando Araújo, diretor do SNS, que forneceu a data de 01 de março de 2023 para abertura da tão esperada unidade.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cerveira com quase 20 milhões de orçamento para 2023

Cerveira com quase 20 milhões de orçamento para 2023

Próximo Artigo
Homem em estado grave após despiste com trator em monção

Homem em estado grave após despiste com trator em Monção

Artigos Relacionados