Guimarães tem novo parque na Ecovia do Ave

Em Donim
Foto: CM Guimarães

Foi inagurado esta manhã o Parque de Lazer de Donim, em Guimarães, considerado um “acréscimo importante” ao projeto que pretende ligar através de ecovia as freguesias do concelho ao longo do rio Ave.

Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, recordou os primeiros momentos de construção do projeto deste parque, onde calcorreou este terreno com o presidente da Junta, Vítor Pais, defendendo a convicção que “não podemos desistir face à primeira dificuldade”.

Para o edil, “temos que crescer com sustentabilidade, ter um desenvolvimento ambientalmente sustentável, que cuide da nossa saúde, da qualidade do ar e da água”.

Para o autarca, “este Parque de Lazer representa um acréscimo importante no desenvolvimento da Ecovia do Ave, um grande projeto ecológico que pretende unir as freguesias de Guimarães ao longo do rio Ave através de um percurso pedonal e ciclável e restaurar a fauna e flora, reutilizar as grandes levadas e recuperar os moinhos, construir passadiços nas escarpas, de forma a criar espaços de lazer e proteção da natureza, num parque linear ecológico”.

De acordo com a autarquia, esta localização, “com ligações históricas e simbólicas profundas com a comunidade, prende-se com a existência de um areal perto do moinho, que durante gerações foi local de convívio para os habitantes da freguesia”.

Durante a manhã de sábado, e após a cerimónia protocolar de inauguração, houve ainda insufláveis para as crianças, canoas para navegar no rio, uma exposição Fotográfica “A Nossa Margem em Retrospetiva” e, ainda, um bolo comemorativo

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Neste centro em Famalicão aplica-se inovação para gerar riqueza

Próximo Artigo

Perde controlo do carro e despista-se contra uma árvore em Fafe

Artigos Relacionados
x