Guimarães tem mais 42 lugares para creche

Em Pevidém
Foto: CM Guimarães

Foi hoje inaugurada a nova sede da Associação Social de Pevidém Vida a Cores, com uma nova valência de cresce, financiada pelo PRR, com um investimento total elegível de cerca de 441 mil euros.

Segundo o Município de Guimarães, que apoia com base no Registo Municipal das Instituições de Solidariedade Social de Guimarães, este espaço vem criar 42 lugares de creche, sendo 10 lugares de berçário, 14 para crianças entre os 12 e os 24 meses, e 18 para crianças entre os 24 e os 36 meses.  

Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, referiu-se ao momento como “um dia especial”, endereçando os parabéns a todos quantos contribuíram para que a ASPEV seja hoje uma instituição de referência na prestação de serviços sociais.

“Estamos perante um trabalho de enorme visão, que começou num espaço pequeno, com apoio aos idosos na ocupação dos seus tempos livres, mas que agora cresceu e dá cor à vida das pessoas”, disse.  

Para o edil, os serviços da ASPEV dão resposta a uma necessidade cada vez mais premente de combater o isolamento e a solidão, não apenas física como social. “No meu dia-a-dia dou conta de situações muito subtis que passam despercebidas, e essas são as mais difíceis. Há muita gente a viver só e a solidão leva a uma tristeza imensa”, referiu o presidente da Câmara.  

Para Domingos Bragança, a ASPEV presta um serviço inestimável, como é o caso do apoio domiciliário, uma vez que considera desejável que os mais idosos possam permanecer na sua casa até não ser possível prestar-lhes um serviço que garanta o seu bem-estar e segurança.

O presidente da Câmara considera que a nova valência agora acrescentada, de Creche, vem dar apoio aos pais que necessitam de deixar os seus filhos bem entregues, num local onde se garante um bom desenvolvimento das crianças entre os 0 e os 3 anos, e lembrou os programas de capacitação dos profissionais da área que estão a ser disponibilizados, como o projeto Crescer Seguro, um programa de formação de creches direcionado para todos os profissionais do concelho de Guimarães, que é dinamizado pelo Laboratório Colaborativo ProChild e financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo, bem como a capacitação na área da saúde que será proporcionada pela Unidade Local de Saúde do Alto Ave.  

De entre as restantes intervenções, registe-se os agradecimentos de Sílvia Fernandes, presidente da direção da ASPEV, e de António Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Selho S. Jorge, a Domingos Bragança, pelo apoio que o Município prestou ao que consideram uma resposta necessária que, como referiu Jorge Pereira, vice-presidente da UDIPSS-Braga, é extremamente importante para o combate ao isolamento social, e que, segundo João Ferreira, diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, foca-se nas necessidades da comunidade.  

A cerimónia oficial iniciou com a atuação do Orfeão da Coelima e terminou, após as intervenções protocolares, com a bênção dos espaços, realizada pelo pároco Paulo Neiva, da paroquia de Selho S. Jorge, e com a visita às instalações.  

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x