Seguir o O MINHO

Guimarães

Guimarães saiu à rua para receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Religião

em

Foto: Santuário de Fátima

Foram muitas as pessoas que no domingo saíram às ruas de Guimarães para receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátimam, que vai permanecer, no Santuário da Penha, durante dois meses. À chegada, o andor com a Virgem Peregrina percorreu as ruas da cidade até à igreja de Nossa Senhora da Oliveira, numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, sob uma calorosa receção dos fiéis.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que foi feita segundo as indicações da Irmã Lúcia, teve direito a duas receções solenes, uma na cidade e outra na Montanha da Penha.

O programa de receção na cidade teve início pelas 11:30, com o transporte da imagem da Virgem Peregrina, em viatura própria, pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães desde o quartel, passando pela Alameda Dr. Alfredo Pimenta, Rua Paio Gualvão, Largo do Toural, Largo Condessa do Juncal, Rua de Egas Moniz e Largo da Oliveira.

Foto: Santuário de Fátima

Foto: Santuário de Fátima

Foto: Santuário de Fátima

Foto: Santuário de Fátima

Foto: Santuário de Fátima

Foto: Santuário de Fátima

Foto: Santuário de Fátima

Foto: Santuário de Fátima

A imagem teve receção oficial na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira por todas as entidades civis, militares e religiosas de Guimarães e esteve presente na eucaristia solene das 12:00.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima permaneceu na Igreja da Oliveira até às 17:30, altura em que voltou a ser transportada, em viatura própria, pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães até ao Santuário da Penha, realizando o percurso tradicional da Grande Peregrinação, pela freguesia da Costa.

A Receção Solene no Santuário da Penha realizou-se a partir da Praça do Cruzeiro, com a presença do Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, que presidiu à Eucaristia Solene de receção à Virgem Peregrina e simultaneamente da Festa em Honra de Nossa Senhora do Carmo.

Como O MINHO noticiou, a Senhora de Fátima vai estar no Santuário da Penha, em Guimarães, até 12 de setembro, dia da Grande Peregrinação.

“Um momento único e histórico que permitirá a todos os cristãos da região peregrinar até ao Santuário da Penha e estar junto de Nossa Senhora de Fátima, ao longo de cerca de dois meses”, salienta a Irmandade da Penha.

O acontecimento repleto de simbolismo acontece também na altura em que se celebram 70 anos que a Virgem Peregrina de Fátima esteve na Grande Peregrinação anual à Penha. “Mas, tão ou mais importante que isso é que vamos permitir que os cristãos e peregrinos de toda a região possam encontrar-se, no Santuário da Penha, com Nossa Senhora de Fátima. Todos podem cá vir encher o seu coração de alegria, falar com Nossa Senhora de Fátima, olhar a sua belíssima imagem, acender a sua vela ou oferecer as suas flores”, sublinha a Irmandade.

EM FOCO

Populares