O Guia Michelin Espanha e Portugal 2023 distingue cinco novos restaurantes portugueses com uma estrela, anunciou hoje a organização, numa cerimónia na cidade espanhola de Toledo. Nenhum deles está localizado no Minho, que continua a contar apenas com o “A Cozinha por António Loureiro”, em Guimarães, premiado com uma estrela, esta noite renovada pelo quinto ano consecutivo.
O vegetariano Encanto, do chef José Avillez, que soma o terceiro espaço distinguido, foi a maior novidade, por ser a primeira estrela entregue a um restaurante com uma ementa exclusivamente vegetal, anunciou hoje a publicação em Toledo, Espanha.
Encanto (José Avillez e João Diogo), Kabuki Lisboa (Paulo Alves), Kanazawa (Paulo Morais) – em Lisboa –, Euskalduna Studio (Vasco Coelho Santos) e Le Monument (Julien Montbabut), ambos no Porto, recebem uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’) no Guia Michelin Espanha e Portugal 2023.
Este ano, a distinção de uma estrela foi entregue pelo chef português Ricardo Costa (The Yeatman, Porto, duas estrelas Michelin), uma novidade nas cerimónias de apresentação do guia.
Com o anúncio dos novos galardoados portugueses, o chef José Avillez junta o Encanto aos já ‘estrelados’ Belcanto (duas estrelas, Lisboa) e Tasca (uma estrela, Dubai), sendo também o primeiro restaurante vegetariano a ser distinguido pelo ‘guia vermelho’ em Portugal.