Seguir o O MINHO

Desporto

Guimarães recebe torneio regional de petanca

Oito equipas em competição

em

Foto: DR

A vila das Caldas das Taipas, em Guimarães, vai receber, a partir das 14:30, de hoje, o 5º Torneio Regional da APZN – Associação de Petanca da Zona Norte.

Para além do anfitrião, Clube Petanca das Taipas, estarão presentes os restantes 8 filiados da APZN (Associação Bússola Partilhada, Casa do Pessoal da RTP, Centro Recreativo e Cultural de Briteiros, Clube Amigos da Petanca, Clube Caçadores de Rebordosa, Clube Petanca de Estorãos, Clube Petanca de Rebordosa e Grupo Desportivo Torre de Moncorvo).

A petanca é um jogo de origem francesa criado no princípio do século XX, cujo nome vem da expressão “pieds tanqués”, que significa pés juntos.

Jogada em todo o sul da Europa, a petanca foi trazida na década de 80 para Portugal pelos emigrantes e é no Algarve onde a sua prática é comum e bastante conhecida.

É uma modalidade que se pratica em três vertentes: triplete (3 contra 3, com 2 bolas cada jogador), doublete (2 contra 2, com 3 bolas cada um) e mão a mão (1 contra 1, com 3 bolas cada um).

O jogo consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas com o objetivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira (but ou cochonette), lançada previamente por um jogador.

Joga-se num terreno arenoso num campo com as dimensões máximas de 4×15 metros.

Populares