Uma delegação vimaranense está a promover a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020 na Cimeira Mundial do Clima em Paris com o objetivo de “estabelecer parcerias” com outras cidades e empresas do setor ambiental, informou o município.
A autarquia considera a presença daquela delegação na cimeira de Paris uma “mais uma excelente oportunidade para a Câmara Municipal dar a conhecer as mudanças que estão a ser realizadas no seu território” com vista a distinção de Capital Verde Europeia em 2020.
Além disso, aponta o texto, “permite consolidar e integrar redes de cooperação com instituições que são fundamentais para o processo de candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia”.
A delegação de Guimarães já promoveu “contactos promissores” com plataformas de cooperação internacional como a Eurocities, a Resiliente Cities ou o Compact of Mayors.
Em Paris, além da Cimeira Mundial do Clima, decorre ainda o Fórum da Inovação Sustentável, pelo que os representantes vimaranenses “aproveitaram a presença do novo ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, para dar a conhecer o trabalho que Guimarães tem desenvolvido ao nível da inovação sustentável, das cidades inteligentes e da educação ambiental e dos projetos em curso no âmbito da preparação da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia”.
Depois de ter sido Capital Europeia da Cultura em 2012, Cidade Europeia do Desporto em 2013, Guimarães concorre agora ao título de Capital Verde Europeia em 2020.