Guimarães prepara geminação com cidade do Cazaquistão

Em vista está o estabelecimento de relações económicas com aquele país
Guimarães prepara geminação com cidade do cazaquistão
Foto: Divulgação / CM Guimarães

Guimarães está a desenvolver esforços para o estabelecimento de relações estruturadas e permanentes com o Cazaquistão, conversações que surgem na sequência da visita do Embaixador do Cazaquistão a Guimarães, Daulet Batrashev, ocorrida no passado dia 29 de setembro, disse o presidente da Câmara, Domingos Bragança.

O autarca disse, citado em comunicado, que “está a ser preparado um acordo de cooperação ou geminação com Turquestão, uma das cidades históricas do Cazaquistão, com um registo arqueológico que remonta ao século IV, e que é considerada a sua capital histórica, após ter tido esse estatuto dos séculos XVI a XVIII”.

As conversações em curso visam, essencialmente, o estabelecimento de relações económicas e culturais preferenciais, com enfoque em áreas como a educação, o turismo e as ações humanitárias.

O Cazaquistão, Estado da Ásia Central, é o 9º maior país em área e o 63º em população, com os seus cerca de 19 milhões de habitantes. Formada por 140 grupos étnicos de 18 confissões religiosas, a sociedade cazaque é um exemplo de pluralismo e tolerância interétnicos e inter-religiosos. Dispondo de abundantes recursos naturais, onde avultam o petróleo e o gás natural, e considerado o país economicamente mais avançado entre as repúblicas que se tornaram independentes da ex-União Soviética.

“O Cazaquistão afigura-se uma excelente oportunidade para diversificação dos tradicionais mercados para a nossa economia regional, enquanto que, na ótica cultural e patrimonial, possibilita o estabelecimento de pontes e contactos com uma região do mundo com a qual o relacionamento institucional e entre cidadãos tem sido demasiado escasso”, diz o presidente da Câmara, acrescentando a ideia que esta será também uma oportunidade com enorme potencial para a criação de novos mercados emissores para o turismo de Guimarães.

A aproximação entre Cazaquistão e Guimarães é fruto da abertura da Embaixada do Cazaquistão em Portugal, o que veio permitir intensificar a cooperação bilateral, assim como a realização de várias missões de empresários para a criação de joint ventures e a implementação de projetos de investimento.

Domingos Bragança referiu ainda que está planeado um Consulado do Cazaquistão em Guimarães, uma decisão que, segundo o presidente da autarquia, “passa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo seu Ministro”, mas que será uma boa oportunidade de afirmação internacional de Guimarães.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
'pomar público' plantado no caminho de santiago em macieira de rates, barcelos

'Pomar público' plantado no Caminho de Santiago em Macieira de Rates, Barcelos

Próximo Artigo
Famalicão investe 233 mil euros em oito carros elétricos

Famalicão investe 233 mil euros em oito carros elétricos

Artigos Relacionados