Seguir o O MINHO

Guimarães

Guimarães oferece sacos de pano para reduzir uso de plástico

Desenvolvimento sustentável

em

Foto; Divulgação / CM Guimarães

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, e a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, dão início à campanha de sensibilização para a diminuição do uso de plástico, na próxima sexta-feira, pelas 09:30, anunciou a autarquia.

O momento contará com o ato simbólico da entrega de sacos de pano aos comerciantes do mercado municipal.

Esta campanha tem como objetivo a distribuição de quatro mil sacos de pano aos comerciantes,  para distribuição pelos clientes com vista a sensibilizar para a diminuição do uso de plástico.

Esta ação insere-se na estratégia de Guimarães com a “Estrutura de Missão 2030”, decorrente do compromisso assumido pelo município na redução da utilização de plástico de uso único no Fórum Ambiental da Eurocities, em outubro de 2019.

A produção global de plástico aumentou 20 vezes desde a década de 60. Todos os anos, os europeus produzem 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos, dos quais menos de 30% são recolhidos e reciclados, enquanto que, 85% do lixo plástico é encontrado nas praias de todo o mundo. As Nações Unidas estimam que apenas 9% do plástico é reciclado globalmente, sendo os sacos plásticos o segundo maior resíduo encontrado à superfície do mar.

Esta medida insere-se também na Diretiva Europeia 2015/720, de 29 de abril de 2015, que refere que “o nível de consumo anual não deve exceder os 40 sacos de plástico leves por pessoa até 31 de dezembro de 2025”.

Esta ação visa ainda o objetivo 12 do ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas), relativamente à produção e consumos sustentáveis dado que reflete a minimização da produção de resíduos e o incentivo da compra dos produtos no mercado municipal, com a mensagem “Vamos ao Mercado” que promove a compra no comércio tradicional a cultura e os produtos locais.

Populares