Seguir o O MINHO

Guimarães

Guimarães mantém mercado e (algumas) feiras abertas, mas encerra cemitérios

Estado de emergência

em

Foto: CM Guimarães

A Câmara de Guimarães vai manter aberto o mercado municipal, encerrando apenas as lojas de venda de bens “não essenciais”, anunciou hoje a autarquia.

No âmbito das restrições do novo confinamento que entra em vigor a partir das 00:00 horas desta sexta-feira, Guimarães mantém também algumas feiras abertas, como é o caso da feira grossista de frutas e legumes, as feiras de S. Torcato, Caldelas e Pevidém, mas apenas para venda “exclusiva de bens alimentares”.

A feira retalhista irá encerrar, assim como os cemitérios municipais de Atouguia e Monchique.

Em termos de serviços, o atendimento presencial passa a ser feito por marcação através do contacto telefónico (253 421 200), e-mail [email protected] ou Balcão Virtual (ver aqui).

Em termos de transportes, é assegurada “a manutenção da atual oferta do serviço público de transportes de passageiros, de âmbito municipal”.

No que diz respeito aos resíduos urbanos, os serviços municipais e da Vitrus Ambiente vão manter a recolha de resíduos nos moldes habituais. A recolha de resíduos volumosos será feita mediante marcação.

Lista de equipamentos culturais e desportivos encerrados

Biblioteca Municipal Raul Brandão e respetivos polos;
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
Centro de Ciência Viva
Centro Cultural Vila Flor
Casa da Memória de Guimarães
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Loja Oficina
Multiusos de Guimarães
Piscinas Municipais
Pista de Atletismo Gémeos Castro
Academia de Ginástica
Pavilhões Municipais, exceto para as atividades desportivas escolares
Teleférico de Guimarães
Parques Infantis e espaços polidesportivos
Encerramento dos serviços de SPA, Termas, Polidesportivo e Piscina Termal (Taipas Turitermas)

Linhas de Emergência

Município de Guimarães disponibiliza linhas de emergência de Apoio Social e Psicológico, através dos contactos: 253 421 255; 969 264 803 ou 969 264 761.

Estrutura Municipal de Retaguarda

A Estrutura Municipal de Retaguarda em funcionamento no apoio ao Hospital de Guimarães, para atendimento a doentes infetados com a covid-19 ou sem retaguarda familiar e com necessidade de cumprir isolamento profilático;

Equipas Multidisciplinares

Equipas Multidisciplinares de Saúde de Apoio às Escolas e à Comunidade.

Teleconsultas “SNS24 Balcão”

Programa de teleconsultas “SNS24 Balcão”, instalado na sede da Junta de Freguesia de Brito que permite o acesso aos serviços de saúde de uma forma rápida e segura.

Vamos Salvar Portugal

Participação no projeto “Vamos Salvar Portugal”, em cooperação com o Ministério da Saúde e os Militares das Forças Armadas.

Centro de Acolhimento para sem-abrigo

Guimarães mantém ativo o Centro de Acolhimento para pessoas sem-abrigo, ou sem retaguarda familiar, criado no âmbito da pandemia com o objetivo de dar uma resposta imediata através da Rede de Apoio Social de Emergência.

Testagem

Protocolo de Colaboração com o Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Associação Centro de Medicina P5 e o Hospital Senhora da Oliveira Guimarães, para a testagem da população sénior residente em lares e instituições.

Populares