01 de dezembro. É esta a data para a inauguração da iluminação de Natal na cidade de Guimarães, com hora de início prevista para as 17:45. O anúncio foi feito esta manhã pelo presidente da Câmara de Guimarães, durante a apresentação da programação natalícia para 2023.
O autarca lembrou a importância deste tipo de programa para a Economia local. “A atividade económica é muito importante, pelo que estamos sempre disponíveis para melhorar o programa, com o contributo das diferentes associações do comércio e da restauração”, disse.
O presidente da Câmara classificou o evento “Guimarães Cidade Natal“ como um “momento grande que coexiste com todos os outros momentos culturais da cidade ao longo do ano, pelo que o seu orçamento está sempre condicionado pelo investimento global na Cultura”.
Para o edil, comparar o investimento neste tipo de eventos com cidades vizinhas só poderá ser feito à luz do que é investido também ao longo do ano.
A apresentação do programa do evento esteve a cargo do vereador Paulo Lopes Silva, que referiu ser esta uma aposta reforçada que dá continuidade ao que considera “um caminho progressivo de afirmação territorial de Guimarães”, que a colocou já no roteiro das programações de Natal.
Paulo Lopes Silva disse ainda que, este ano, “a Árvore de Natal vai ser também apelativa durante o dia, e não apenas à noite”, e que Guimarães está a trabalhar para ser também ela apelativa ao longo de todo o ano no que diz respeito a eventos em espaço público.
O programa completo de “Guimarães Cidade Natal” pode ser consultado aqui.