A abertura oficial das festividades de Natal, em Guimarães, está marcada para o dia 30 de novembro, a partir das 15:00. A inauguração da iluminação da Árvore de Natal, está marcada para as 18:00, no Largo do Toural.
Foi apresentado esta terça-feira, na Igreja da Misericórdia, o programa do Guimarães Cidade Natal 2024, que promete “transformar a cidade num verdadeiro conto de fadas natalício”.
O evento contou com a presença do vereador Paulo Lopes Silva, que destacou as principais novidades deste ano, como a pista de gelo na Plataforma das Artes, um ‘videomapping’ interativo na fachada da Igreja da Misericórdia e uma iluminação natalícia interativa espalhada por toda a cidade, com epicentro no Largo do Toural.
Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, destacou o investimento de Guimarães em tornar a sua programação de Natal mais abrangente e ambiciosa. “Este ano, a cidade vai oferecer uma experiência diversificada, com novos elementos de animação e interação para todas as famílias. A iluminação interativa, o mercado de Natal e a projeção ‘videomapping’ na Igreja da Misericórdia são algumas das novidades que procuram envolver a comunidade e atrair visitantes”, afirmou.
O evento também contará com a tradicional Orquestra de Guimarães e a Academia de Bailado, além de uma pista de gelo na Plataforma das Artes.
A autarquia frisa que, entre os destaques deste ano, a iluminação interativa nas ruas de Guimarães “promete transformar o centro da cidade num espetáculo de cores e sons”.
A Árvore de Natal, além da sua iluminação estática permanente, será também interativa, permitindo uma “experiência única”, especialmente durante a passagem de ano, quando “será parte integrante da contagem decrescente”.
Outra das novidades deste Natal será a projeção ‘videomapping’ na Igreja da Misericórdia, que terá uma componente interativa, permitindo aos cidadãos personalizar a projeção na fachada da igreja.
“Estas são inovações que visam transformar a cidade num espaço dinâmico e convidativo, não apenas para quem vive aqui, mas também para quem visita”, acrescentou Paulo Lopes Silva, citado em comunicado.
Além disso, a pista de gelo instalada na Praça da Plataforma das Artes será uma das principais atrações para as famílias, funcionando ao longo de todo o mês de dezembro.
A instalação contará com uma cobertura especial para garantir o funcionamento em todas as condições climatéricas, e estará integrada com as atividades comerciais da zona, estimulando o comércio local.
Paulo Lopes Silva sublinhou também a importância de eventos como o concerto de Ano Novo da Orquestra de Guimarães, que continua a ser parte fundamental da programação. “Este é um evento que reflete a vitalidade cultural de Guimarães e que, este ano, estará mais inclusivo e acessível, garantindo uma experiência para todos”, concluiu.
A abertura oficial das festividades está marcada para o dia 30 de novembro, com uma programação variada que inclui a inauguração da pista de gelo e dos divertimentos infantis, concertos ao ar livre no Largo do Toural, Parada de Natal, Abertura da Casa do Pai Natal e do Mercado de Nata e a inauguração da iluminação de natal, às 18:00, no Largo do Toural.
O Mercado de Natal, localizado no Largo Condessa do Juncal, contará com uma intensa programação ao longo dos fins de semana de dezembro, incluindo mais de 20 espetáculos. Além disso, a animação de rua será reforçada com mais de 80 apresentações musicais, teatrais e circenses durante todo o mês de Dezembro, onde poderão ainda assistir a um dos sete concertos de Natal e participar em visitas guiadas ao Grande Órgão Histórico da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.
Entre os eventos musicais, destaca-se o concerto dos The Gift – Coral Histórico, marcado para o dia 20 de dezembro, às 21:30, no Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor. A entrada será gratuita, embora limitada à lotação da sala, com informações sobre o levantamento de bilhetes a divulgar brevemente.
As festividades encerram com a Passagem de Ano, celebrada no Largo do Toural a 31 de dezembro, e com o Concerto de Ano Novo, no dia 01 de janeiro, às 17:00, no Centro Cultural Vila Flor. Este último contará com a Orquestra de Guimarães, dirigida pelo maestro Vítor Matos, que interpretará um repertório festivo com valsas e polcas vienenses, acompanhado pela soprano Marina Pacheco e pela Academia de Bailado de Guimarães.
Com uma programação diversificada e decoração a rigor, o Guimarães Cidade Natal 2024 convida a comunidade e os visitantes a viverem a magia da época numa atmosfera única.
A iniciativa é organizada pelo Município de Guimarães em parceria com A Oficina, Centro Juvenil São José, Fábrica da Igreja e Junta de Freguesia de Prazins Santa Eufémia, Paróquia de S. Paio, Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Sociedade Musical de Guimarães e Venerável Ordem Terceira de São Francisco.
O programa completo está disponível aqui.