A Câmara de Guimarães está a repavimentar estradas com o piso degradado na zona urbanda, num investimento de 380 mil euros.
Em comunicado, a autarquia adianta que começaram esta semana obras no território da União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião, Costa e Azurém no âmbito da empreitada do “Acordo Quadro”, correspondendo “a necessidades identificadas pelas populações e pelas estruturas locais no que diz respeito à degradação do piso e à drenagem de águas pluviais”.
A autarquia explica que “as intervenções visam melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária, com um plano de trabalhos faseado que foi pensado para reduzir ao máximo os impactos na vida quotidiana dos moradores, comerciantes e utilizadores das vias em questão”.
Um dos pontos de intervenção será o estacionamento dos Pombais (Praceta Londrina), junto à da Avenida de Londres, onde está prevista a repavimentação em betuminoso, acompanhada da reformulação pontual de alguns elementos existentes, bem como da execução de novas marcações rodoviárias, de acordo com as normas em vigor.
Paralelamente, será executada a beneficiação de várias artérias na zona urbana da cidade, nomeadamente a Rua Dom Cristóvão de São Boaventura, Praça da Igualada, Rua Antero Henriques da Silva, Rua Calouste Gulbenkian, Rua da Unidade Vimaranense e Alameda da Universidade. Nestes locais, as obras incluem criação de sobreelevações em entroncamentos, requalificação de passeios, trabalhos de drenagem pluvial, repavimentação e sinalização horizontal.
Ambas as intervenções foram adjudicadas à empresa M. Couto Alves, S.A., com um valor global de 380.506,45€+IVA, e um prazo de execução previsto de 120 dias.