Guimarães vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade 2025 com a entrada em funcionamento de 50 novos autocarros elétricos, após um investimento a rondar os 20 milhões de euros, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia sublinha que este é um “marco histórico para a mobilidade sustentável em Portugal” e torna-se “um dos primeiros do país a dispor de uma frota urbana 100% elétrica”.
A apresentação pública terá lugar no dia 17 de setembro, às 10:00, no parque de estacionamento do Multiusos de Guimarães, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, iniciativa da Comissão Europeia à qual Guimarães se associa pelo 20.º ano consecutivo.
Com a substituição integral da frota a diesel, a Guimabus passa a operar um total de 75 viaturas elétricas, abrangendo todos os percursos urbanos do concelho.
O investimento reflete o “compromisso do município de Guimarães e da Guimabus com a descarbonização, a redução da poluição atmosférica e a melhoria da qualidade de vida da população, garantindo transportes públicos mais eficientes, confortáveis e amigos do ambiente”, salienta a autarquia.
A sessão contará com a presença da presidente do Conselho Diretivo da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), Ana Paula Vitorino, do presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), João Caetano, bem como das autoridades municipais.
“Na antecâmara de se tornar Capital Verde Europeia 2026, Guimarães dá mais um passo decisivo rumo à neutralidade climática em 2030 ao apostar num serviço público de transporte totalmente elétrico”, conclui o comunicado.