Seguir o O MINHO

Guimarães

Guimarães investe 150 mil euros em “nova versão” de projeto cultural excentriCidade

Dos 250 espetáculos realizados ao abrigo do Excentricidade, 50% foram de música, 35% de cinema e 15% de teatro, envolvendo mais de 1.500 artistas e mais de 50 parceiros

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A câmara de Guimarães vai investir 150 mil euros numa “nova versão” do projeto excentriCidade, que pretende envolver a comunidade de forma a estender a sua ação a mais freguesias para “fazer diferente e para melhor”.

Apresentada hoje, a nova versão do excentriCidade destaca-se pela “vertente formativa, através de uma parceria com uma associação de técnicos de som locais” e pela definição do “Ponto Alto”, rubrica em que cada freguesia poderá identificar um momento alto da programação para implementação de produtos culturais profissionais mais apelativos “na expectativa de atrair público em grande número”.

No reformulado projeto, que nasceu em 2015 e já recebeu mais de 250 espetáculos e 1.500 artistas, além da criação de residências artísticas, destacam-se a aposta em produtos culturais profissionais, passando a periodicidade a ser bimestral.

“A cultura continua a ser uma aposta forte para Guimarães e para todo o território e o projeto excentriCidade revela que houve mais 21 mil pessoas no concelho a ter acesso à cultura. Um ganho positivo, sempre com vontade em fazer diferente para melhor”, salientou a vereadora da Cultura, Adelina Pinto.

Segundo a vereadora, com o excentriCidade a autarquia quer “deixar marca na comunidade”, pelo que nesta nova versão a programação cultural será implementada numa “lógica de itinerância espacial” dentro de cada freguesia, atendendo às características específicas de cada produto cultural profissional, residência artística, contemplando a ligação às escolas, centros de dia, locais de convívio e outras instituições.

Outro ponto destacado foi a comunicação, sendo criada uma página oficial do projeto excentriCidade – Outros Palcos Mais Cultura no Facebook e Instagram.

Dos 250 espetáculos realizados ao abrigo do excentriCidade, 50% foram de música, 35% de cinema e 15% de teatro, envolvendo mais de 1.500 artistas e mais de 50 parceiros.

Anúncio

Guimarães

Ganha 132 mil euros no Euromilhões em Guimarães

Chave vencedora foi a mesma que já deu um primeiro prémio no Reino Unido

em

Foto: DR

Um homem com cerca de 65 anos, de Guimarães, ganhou o segundo prémio do Euromilhões desta sexta-feira, arrecadando um total de 162.729,93 euros.

O boletim premiado foi registado no Quiosque Atouguia, em Guimarães, como explicou a O MINHO o proprietário, Manuel Lopes.

“O vencedor tem cerca de 65 anos e já é cliente neste espaço desde os anos 90”, conta o comerciante, explicando que a chave vencedora foi a mesma que já deu um primeiro prémio no Reino Unido.

“O senhor tinha-me dito, há coisa de um ano, que ia jogar sempre a mesma chave, uma que tinha dado primeiro prémio, e que havia de lhe sair alguma coisa”, conta Manuel Lopes. E a verdade é que saiu mesmo.

O proprietário conta que este foi o maior prémio que saiu naquele quiosque em “mais de 40 anos de negócio”.

Continuar a ler

Guimarães

Colisão em Guimarães faz três feridos

EN 105

em

Foto: Ana Mendes

Três pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão rodoviária, ao início da manhã deste sábado, em Conde, Guimarães.

O sinistro deu-se na Estrada Nacional 105, pouco depois das 8:00 horas desta manhã.

Ao local acorreram os Bombeiros de Vizela com três ambulâncias.

As vítimas sofreram ferimentos ligeiros e foram transportadas para o Hospital de Guimarães.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Guimarães

PSP fiscaliza sucata com irregularidades em Guimarães

Foram ainda fiscalizadas as condições de dois cavalos, 10 cães e um porco vietnamita

em

Foto: PSP

Uma sucata localizada em Azurém, cidade de Guimarães, foi alvo de uma ação de fiscalização ambiental, na passada quarta-feira, levada a cabo por elementos da Brigada de Fiscalização da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão Policial de Guimarães da PSP, onde foram detetadas várias irregularidades.

Em comunicado, o comando distrital de Braga da PSP indica que foi realizada “uma operação, na qual foi fiscalizada uma  propriedade com cerca de 6 mil metros quadrados, na cidade de Guimarães, cujo proprietário tinha 78 veículos depositados, alguns em fim de vida, em incumprimento do seu encaminhamento para operadores de desmantelamento licenciados e foram ainda detetadas outros resíduos depositados fora das condições legais”.

Na mesma ação, dá conta a PSP, foram também “apuradas as condições de alojamento de dois equídeos, 10 canídeos e um porco vietnamita”.

As infrações  detetadas foram encaminhadas para as entidades competentes.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares