A Warrior Padle Arena abriu portas, este sábado, em Penselo, a 10 minutos do centro de Guimarães. Trata-se de uma nave construída a pensar na modalidade, com loja, gabinete de fisioterapia, gabinetes médicos, cafetaria com esplanada e espaço para crianças. O investimento é do empresário Pedro Guerreiro a que se junta a Adidas, marca que tem feito uma aposta muito forte na modalidade nos últimos anos.
Hugo Ferreira, o diretor técnico da Warrior Padle Arena destaca o facto de “estes 3.200 m2 terem sido construídos a pensar na modalidade e nas suas necessidades, não é a adaptação de um espaço já existente”. São oito campos panorâmicos, cinco duplos e três singulares. “Todos eles estão preparados para receber jogos oficiais, mas tivemos a preocupação de criar um campo central, com bancadas, para receber os jogos mais importantes, as finais quando houver competições, por exemplo”, aponta o diretor técnico.
O padle joga-se entre duas duplas de jogadores, contudo, a modalidade singular também existe e vai ganhando cada vez mais adeptos, “até porque nem sempre é fácil arranjar três companheiros disponíveis para fazer uma partida, mas arranjar um é mais fácil”, explica Hugo Ferreira. O técnico esclarece que este é um jogo muito popular entre famílias, marido e mulher, pai e filho, porque “ao contrário do ténis, é um jogo que pode ser jogado por um avô [em boa forma] e um neto”. A Warrior Padle Arena acompanha este desenvolvimento da modalidade e está equipada com três campos para a variante singulares.
Na inauguração do espaço que caracterizou como “um investimento da família”, em que está envolvido com a esposa e as duas filhas, Pedro Guerreiro anunciou a ambição de vir a receber nas instalações de Penselo “o primeiro campeonato nacional da modalidade na variante de singulares”. Paulo Sanches, em representação da Federação Portuguesa de Padle, não se comprometeu com esta realização, mas classificou este novo espaço como tendo “excelentes condições para a prática da modalidade”. O técnico que também é coordenador nacional do programa de Desporto Escolar da federação lembrou que “esta é a modalidade que mais cresceu nos últimos anos em Portugal”.
Paulo Sanches destacou o compromisso da Warrior Padle Arena com o Desporto Escolar logo desde o arranque. “Estes espaços têm muito tempo, até às 17 horas, em que estão subutilizados. Faz todo o sentido desenvolver parcerias com as escolas”, apontou. O técnico federativo assinalou o facto de, já no próximo mês de março se iniciar, na Warrier Padle Arena, um curso para professores de educação física, para que possam implementar a modalidade nas escolas.
Além das zonas de jogo, o espaço tem uma cafetaria com esplanada e uma zona de recreio para crianças. É possível adquirir as raquetes e os equipamentos da parceira Adidas numa loja dedicada á modalidade. Há também três gabinetes para fisioterapia e nutrição e um espaço de cem metros quadrados que pode ser usado com sala de pilates, ginásio de treino personalizado ou espaço para formação.
Na inauguração, o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, elogiou a iniciativa privada na área do desporto e lembrou o passado de Pedro Guerreiro como um dos fundadores do Basquete Clube de Guimarães que veio, mais tarde, a tornar-se na secção de basquetebol do Vitória Sport Clube. O autarca evocou o seu neto, Manuel Bragança que pratica a padel “e tem integrado a seleção nacional da modalidade” e expressou a vontade de que um dia esta possa vir a ser olímpica.
Em finais de 2021, a Federação Portuguesa de Padel estimava que existissem no país cerca de 100 mil praticantes e a modalidade continuou a crescer, entretanto. Em Guimarães, além deste novo complexo, é possível praticar a modalidade no Clube de Ténis de Guimarães, no Asa Padel, em Polvoreira, no Life Padel, em Paçô Vieira, no Feel Padel, em Pevidém e no Top-Padel, na Cruz de Pedra.
Uma hora de jogo para adultos, uma vez por semana, em horário off-peak (9:00 às 18:00), custa 45 euros, no horário nobre (18:00 às 24:00) custa 50 euros. Mas há outras propostas de preços para os mais novos e para quem quiser jogar mais frequentemente. Também é possível adquirir aulas para aprender a jogar, desde os 35 euros por hora, em horário off-peak. De segunda a sexta-feira a Warrior Padle Arena vai estar aberta das 9:00 às 0:00, aos sábados das 9:00 ás 21:00 e nos domingos das 9:00 ás 20:00.
Notícia atualizada às 20h51 com mais um local onde é possível praticar a modalidade